Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/48189
Tipo: Monografia (especialização)
Título: Atividades investigativas nas aulas de ciências do 6°ano: as leis de Newton a partir do Jogo de Boliche
Autor(es): Jacqueline Maria de Paiva Leite
Primeiro Orientador: Jucelia Marize Pio Venâncio
Resumo: O presente trabalho apresenta e discute o tema específico das três Leis de Newton a partir de Atividades Investigativas como metodologia do ensino de Ciências, numa sala de 6°ano do Ensino Fundamental, de uma escola pública municipal de Belo Ho rizonte. Inicialmente, foi feita uma discussão para diferenciar o uso do "experimento" de "ati vidade investigativa" propriamente dita. Esta pode conter em uma de suas fases o experimento como recurso, mas não se resume a ele. Por outro lado, o experimento pode ser apenas demonstrativo de acordo com a forma que é apresentado e não contribuir para uma investigação. Sá, Paula & Munford discutiram e fizeram a composição de um quadro com as fases indispensáveis ao ensino de Ciências por investigação. De acordo com tais fases, foi composto um conjunto de atividades envolvendo o estudo das três Leis de Newton a partir do Jogo de Boliche. As aulas foram descritas e analisadas sob essa perspectiva, demonstrando que a bordar Ciências a partir de atividades investigativas em sala de aula motivou os alu nos e promoveu o aprendizado a partir de seus conhecimentos prévios que foram se sofisticando ao longo do processo.
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO
Curso: Curso de Especialização em Educação em Ciências
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/48189
Data do documento: 20-Jun-2015
Aparece nas coleções:Especialização em Educação em Ciências

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MONOGRAFIA ECEF JACQUELINE.pdf8.48 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons