Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/48199
Tipo: Monografia (especialização)
Título: Mudando a prática pedagógica a partir da abordagem temática sobre o lixo na escola
Autor(es): Leda Maria Abrantes Ribeiro
Primeiro Orientador: Jucelia Marize Pio Venâncio
Resumo: Considerando que a escola tem como um dos seus objetivos a difusão do conhecimento, bem como a formação de opiniões, foi proposta esta monografia que tem por objetivo relatar uma experiência desenvolvida em uma turma do 5º ano do ensino fundamental em uma escola pública da rede municipal de Contagem a partir de certas atividades que foram desenvolvidas sobre a perspectiva da temática do Lixo. O estudo analisou o quanto a experiência descrita pelo trabalho provocou alterações na prática de ensino e aprendizagem da turma e apontou que o ensino de ciências pode se tornar atraente para os alunos desse nível de ensino. A pesquisa adotou a metodologia qualitativa, na forma de um estudo de caso. Observou-se que os alunos que participaram o estudo de caso da presente pesquisa apresentaram motivação em realizar as atividades propostas. Conclui-se que inovar a metodologia das aulas de ciências tende a trazer mais ludicidade e motivação aos alunos e para a professora, favorecendo assim o processo de ensino e aprendizagem.
Abstract: Whereas the school has as one of its objectives the dissemination of knowledge and the formation of opinions, it was proposed that this monograph aims to report an experience developed in a class of 5º grade elementary school in a public school in the municipal Count from certain activities that have been developed over the looming issue of Trash. The study examined how the experience described by the work led to changes in teaching practice and classroom learning and pointed out that science education can become attractive to students this level of education. The research adopted a qualitative methodology in the form of a case study. It was observed that the students who participated in the case study of this research showed motivation to carry out the proposed activities. We conclude that innovate the methodology of science classes tends to bring more playfulness and motivation to the students and the teacher, thus favoring the process of teaching and learning.
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO
Curso: Curso de Especialização em Educação em Ciências
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/48199
Data do documento: 20-Jun-2015
Aparece nas coleções:Especialização em Educação em Ciências

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_Leda_30JUN2015.pdf1.74 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons