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dc.contributor.advisor1Lucas de Souza Batistapt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9418849740691899pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Marcone Jamilson Freitas Souzapt_BR
dc.contributor.referee1Geraldo Robson Mateuspt_BR
dc.contributor.referee2Mauricio Cardoso de Souzapt_BR
dc.contributor.referee3Claudio Barbieri da Cunhapt_BR
dc.contributor.referee4André Luiz Maravilha Silvapt_BR
dc.creatorEmiliana Mara Lopes Simõespt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3640621133389140pt_BR
dc.date.accessioned2022-12-19T18:29:07Z-
dc.date.available2022-12-19T18:29:07Z-
dc.date.issued2022-07-13-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/48214-
dc.description.abstractEsta tese aborda o problema de programação de veículos e tripulações com múltiplas garagens (MDVCSP). No MDVCSP, lidamos com dois problemas NP-difíceis de forma integrada: o problema de programação de veículos com múltiplas garagens (MDVSP) e o problema de programação de tripulações (CSP). Para solucionar o MDVCSP, definimos simultaneamente a rotina operacional dos veículos e as jornadas de trabalho das tripulações de um sistema de transporte coletivo por ônibus com múltiplas garagens. Dada a dificuldade de resolver instâncias do mundo real do MDVCSP usando métodos matemáticos exatos, propomos um algoritmo matheurístico para resolvê-lo. Este algoritmo matheurístico, nomeado ILS-MDVCSP, combina duas estratégias em uma estrutura baseada em busca local iterada (ILS): um algoritmo branch-and-bound para resolver o MDVSP e um algoritmo baseado no VND (método de descida em vizinhança variável) para tratar os CSPs associados. Comparamos o ILS-MDVCSP proposto com cinco abordagens da literatura que utilizam o mesmo conjunto de instâncias para teste. Também resolvemos um problema real de uma das maiores cidades do Brasil. Para este problema, propusemos uma formulação baseada em uma rede tempo-espaço para resolver o subproblema MDVSP. Os resultados obtidos mostraram a eficácia do ILS-MDVCSP, principalmente para lidar com problemas do mundo real e de grande escala. O algoritmo foi capaz de resolver as maiores instâncias da literatura, para as quais não havia solução relatada. Em relação ao tempo de execução, à medida que o tamanho das instâncias aumenta, nossa abordagem torna-se substancialmente menos onerosa que as demais da literatura. Para as instâncias brasileiras, o ILS-MDVCSP economizou, em média, o uso de 25 veículos por dia e reduziu em média 16% o tempo operacional diário dos veículos considerando quatro garagens juntas.pt_BR
dc.description.resumoThis thesis addresses the multiple-depot vehicle and crew scheduling problem (MDVCSP). In MDVCSP, we deal with two NP-hard problems in an integrated way: the multiple-depot vehicle scheduling problem (MDVSP) and the crew scheduling problem (CSP). For solving the MDVCSP, we define the vehicles' operational routine and the workdays of the crews of a public bus transport system with multiple depots simultaneously. Given the difficulty of solving real-world instances of the MDVCSP using exact mathematical methods, we propose a matheuristic algorithm for solving it. This matheuristic algorithm, named ILS-MDVCSP, combines two strategies into an iterated local search (ILS) based framework: a branch-and-bound algorithm for solving the MDVSP and a variable neighborhood descent (VND) based algorithm for treating the associated CSPs. We compared the proposed ILS-MDVCSP with five approaches in the literature that use the same benchmark test instances. We also solved a real-world problem of one of Brazil's largest cities. For this problem, we proposed a formulation based on a time-space network to address the MDVSP subproblem. The results obtained showed the effectiveness of ILS-MDVCSP, mainly to deal with real-world and large-scale problems. The algorithm was able to solve the largest instances from the literature, for which there was no reported solution. Regarding the run time, as the instances' size increases, our approach becomes substantially less costly than the others from the literature. For the Brazilian instances, the ILS-MDVCSP saved, on average, the use of 25 vehicles per day and reduced on average by 16% the daily operational time of the vehicles considering four depots together.pt_BR
dc.description.sponsorshipCNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológicopt_BR
dc.description.sponsorshipFAPEMIG - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Geraispt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageengpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentENG - DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA ELÉTRICApt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Engenharia Elétricapt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectIterated local searchpt_BR
dc.subjectMatheuristicpt_BR
dc.subjectMultiple-depot vehicle and crew schedulingpt_BR
dc.subjectPublic transportationpt_BR
dc.subjectTime-space networkpt_BR
dc.subjectVariable neighborhood descentpt_BR
dc.subject.otherEngenharia elétricapt_BR
dc.subject.otherAlgoritmospt_BR
dc.subject.otherModelos matemáticospt_BR
dc.subject.otherOtimizaçãopt_BR
dc.subject.otherTransportes coletivospt_BR
dc.titleA matheuristic algorithm for the multiple-depot vehicle and crew scheduling problempt_BR
dc.title.alternativeUm algoritmo matheurístico para o problema de programação de veículos e tripulações com múltiplas garagenspt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0003-0036-7120pt_BR
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