Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/1843/48218
Tipo: | Artigo de Periódico |
Título: | Institutional internationalisation through academic literacies in English: teaching and learning written genres in the Brazilian higher education context |
Título(s) alternativo(s): | A internacionalização institucional via letramentos acadêmicos em língua inglesa: o ensino/aprendizagem de gêneros escritos no âmbito da educação superior brasileira |
Autor(es): | Deise Prina Dutra Leonardo Pereira Nunes Bárbara Malveira Orfanò Climene Fernandes Brito Arruda |
Resumo: | This contribution delves into the process of internationalisation of Brazilian higher education institutions by focusing on academic literacies in English. We highlight initiatives carried out at the Federal University of Minas Gerais in Brazil as to the teaching and learning of an array of written genres. We also assess its impact on graduate and undergraduate students’ insertion in the various international academic/scientific communities. Drawing on references within the realm of English for Academic Purposes and Academic Literacies, this work also addresses course design and application of activities concerning academic writing. Students’ personal accounts regarding their own experiences in producing written material have also been presented and discussed against the backdrop of an institutional internationalisation scenario. We concluded that the teaching and learning of written academic genres across various domains of knowledge does enhance the university’s internationalisation process both at its “at home” and “abroad” strands. |
Abstract: | Este trabalho investiga o corrente processo de internacionalização de instituições brasileiras de ensino superior enfocando os letramentos acadêmicos em língua inglesa. Com destaque para ações realizadas na Universidade Federal de Minas Gerais, avaliamos o impacto do ensino de uma variedade de gêneros escritos cujo objetivo é inserir estudantes de graduação e pós-graduação nas diversas comunidades acadêmicas/científicas internacionais. Tendo como referencial teórico produções nos âmbitos do inglês para fins acadêmicos e dos letramentos acadêmicos, perfazemos o desenho e a aplicação de atividades de escrita acadêmica em disciplinas de língua na referida universidade. Também apresentamos relatos pessoais de estudantes no que concerne suas próprias experiências de produção escrita tendo como pano de fundo um cenário de internacionalização institucional. Concluímos que o ensino/aprendizagem de gêneros acadêmicos escritos perpassando vários domínios do conhecimento contribui para intensificar o processo de internacionalização da universidade nas vertentes “em casa” e “para fins de mobilidade”. |
Assunto: | Letramento Globalização Ensino superior |
Idioma: | eng |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Instituição: | UFMG |
Departamento: | FALE - FACULDADE DE LETRAS |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
Identificador DOI: | https://doi.org/10.23925/2318-7115.2019v40i2a5 |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/48218 |
Data do documento: | 10-Dez-2019 |
metadata.dc.relation.ispartof: | The Especialist |
Aparece nas coleções: | Artigo de Periódico |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Institutional internationalisation through academic literacies in English teaching and learning written genres in the Brazilian higher education context.pdf | 210.41 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.