Use este identificador para citar o ir al link de este elemento:
http://hdl.handle.net/1843/48230
Tipo: | Dissertação |
Título: | A vizinhança fantasma: um panorama da coralidade no cinema e outras artes |
Título(s) alternativo(s): | The phantom neighborhood: a panorama of chorality in cinema and other arts |
Autor(es): | Rodrigo Hubert Leme |
primer Tutor: | Leonardo Álvares Vidigal |
primer miembro del tribunal : | Mariana de Lima e Muniz |
Segundo miembro del tribunal: | Douglas Mosar Morais Resende |
Resumen: | O trabalho busca compreender a aparição da coralidade no cinema, em especial o cinema brasileiro contemporâneo. A partir de um levantamento teórico acerca de estudos sobre a coralidade no campo das artes cênicas, do som, da literatura e de áreas correlatas, seguido por uma análise acerca da história do termo dentro do campo cinematográfico em si, estudam-se as múltiplas formas de expressão da coralidade no cinema nacional atual e propõe-se um compreendimento abrangente acerca do entendimento sobre coralidade em aspecto geral, buscando também iniciar possíveis discussões e análises a respeito do tema. Promove-se, por fim, uma análise comparada entre os filmes Temporada (2018, André Novais) e A Vizinhança do Tigre (2013, Affonso Uchoa), compreendendo que tais obras acabam por juntar autores, equipe, atores e espectadores sob a lógica de uma coralidade que se instaura como vizinhança. |
Abstract: | This paper seeks to understand the apparition of chorality in Cinema, especially in contemporary Brazilian Cinema. Starting from a theoretical background on studies about chorality in research fields of theater, sound, literature, and correlated areas, followed by an analysis of the history of the term within the cinematographic field itself, there is an examination of the multiple forms of expression of chorality in current Brazilian cinema. Thus, the thesis makes a proposition about an understanding of chorality in a broad sense, seeking to initiate possible discussions and analysis on the subject. Finally, the text proposes a comparative analysis between Long Way Home (2019, André Novais) and The Hidden Tiger (2013, Affonso Uchoa), with the understanding that these films end up bringing together authors, crew, actors, and spectators under the logic of a chorality, established as neighborhood. |
Asunto: | Cinema brasileiro Cinema brasileiro - Séc. XXI Criação (Literária, artística, etc.) Criatividade Artes e sociedade |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Institución: | UFMG |
Departamento: | EBA - ESCOLA DE BELAS ARTES |
Curso: | Programa de Pós-Graduação em Artes |
Tipo de acceso: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/48230 |
Fecha del documento: | 19-jul-2022 |
Aparece en las colecciones: | Dissertações de Mestrado |
archivos asociados a este elemento:
archivo | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
A vizinhança fantasma panorama da coralidade no cinema e outras artes.pdf | 2.85 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.