Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/48235
Type: Tese
Title: Gestualidades de jovens em praças periféricas: um álbum criativo de dramaturgias nas artes da cena
Authors: Violeta Vaz Penna
First Advisor: Marina Marcondes Machado
First Referee: Liria de Araújo Morais
Second Referee: Adélia Aparecida da Silva Carvalho
Third Referee: Arnaldo Leite Alvarenga
metadata.dc.contributor.referee4: Álida Angélica Alves Leal
Abstract: Esta pesquisa apresenta o processo da minha trajetória como pesquisadora-artista, rumo à criação de dramaturgias no corpo, a partir de um inventário de gestualidades de juventudes periféricas. Afinada com um modo de pesquisa em artes, processual (work-in-process) e autobiográfico, e por meio da visão fenomenológica de Maurice Merleau-Ponty, compreendi que a existência acontece no corpo. Para me aproximar do fenômeno estudado, escolhi como foco de estudo as corporalidades cotidianas, buscando compreender modos de ser jovem em três praças da cidade de Belo Horizonte. Fiz um inventário de suas gestualidades, reconhecendo que no gesto é possível perceber certos modos de ser e estar no mundo. Nesse processo, busquei características próprias de jovens para a posterior criação de uma dramaturgia contemporânea, entrelaçando existência, gestualidade e cotidianidade. O resultado foi a invenção de um álbum de gestualidades como mote para o uso, por parte de jovens interessados, de mapas e exercícios criativos, a partir das perspectivas de transcriação (Haroldo de Campos, 2007) e de roteiros de improviso (Marina Machado, 2018). A tese contribui para o desenvolvimento da noção de dramaturgias no corpo, pensa e discute os modos de criar, retratar e aproximar a cena contemporânea com, e para, juventudes periféricas, ofertando ao leitor abertura para o fluir de sua própria poética, com base no uso futuro do álbum.
Abstract: This research presents my trajectory process as a researcher-artist, towards the creation of body dramaturgies, from an inventory of gestures from youth from the outskirts. Tuned by a mode of research in processual arts (work-in-process) and autobiographical, and by means of the phenomenological vision of Maurice Merleau-Ponty, I comprehended that existence happens in the body. To bring the studied phenomenon closer to me, I chose as the focus of the study the daily life corporality, as a means to comprehend the modes of the youth at three city squares in Belo Horizonte. I created an inventory of the gesture, recognizing that in the gestures it is possible to recognize certain modes of being in the world of those who are observed. In this process, I searched for youth characteristics for later creation of a contemporaneous dramaturgy, interlacing existence, gestures and daily life. The result was the creation of a gestures album as an idea for the use, by interested young people, of maps and creative activities, from a perspective of transcription (Harold de Campos, 2007) and improvisational routes (Marina Machado, 2018). The thesis contributes to the development of a notion of body dramaturgy, analyzes and discusses the modes of creation, portraits and approach the contemporaneous scene with, and for, the youth from the outskirts, offering to the reader a start to the flow of their own poetic, based on the use of the future of the album.
Subject: Teatro - Pesquisa
Teatro na educação
Linguagem corporal
Improvisação (Representação teatral)
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: EBA - ESCOLA DE BELAS ARTES
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Artes
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/48235
Issue Date: 24-Jun-2022
Appears in Collections:Teses de Doutorado

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