Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/48248
Type: Monografia (especialização)
Title: A contação de histórias e o terrário como ferramentas nas aulas de ciências no estudo do ciclo da água
Authors: Sorália Assunção da Costa Gontijo
First Advisor: Jucelia Marize Pio Venâncio
Abstract: Sabemos que, por muito tempo, a cultura dos povos foi propagada por meio da contação de histórias. Assim, motivada pelos livros literários, pensei para o meu trabalho de conclusão de curso, experimentar fazer contação de histórias para os alunos de uma Escola Municipal de Belo Horizonte, localizada na Regional Barreiro para estimular a argumentação dialógica e a interação discursiva dos alunos de turmas do 5º ano do Ensino Fundamental. Foram promovidas, aulas de contos e a construção de terrários, onde pudemos tratar questões a respeito dos seres vivos e não vivos presentes em um ambiente e o ciclo da água. Inicialmente, foi desenvolvido um pré-teste para levantarmos os conhecimentos prévios e ao final um pós-teste. Foram desenvolvidas atividades de enriquecimento oral, escrito e ilustrações, preenchimento de fichas e/ou relatórios de observações. O conto que tem na sua essência o despertar da diversão e do prazer, surgem neste trabalho como princípio metodológico para a construção de conhecimentos nas aulas de Ciências. Pretendemos discutir a construção de saberes no âmbito educacional a partir do conto de histórias e a montagem de terrários para uma aprendizagem significativa dos educandos. Este estudo se faz necessário com o intuito de compreender a contação de histórias em sua essência pois, quando ouvimos uma história as portas da imaginação se abrem, são disponibilizadas inúmeras oportunidades para o desenvolvimento cognitivo, afetivo, e também favorecem a interação, a participação e argumentação dialógica; como possibilidade de formar sujeitos criativos, críticos e autônomos para atuarem em sociedade. Dessa forma analisamos o conto como princípio para a construção de conhecimentos de Ciências fazendo considerações relevantes para o nosso estudo, analisando-a como um princípio e um recurso facilitador da aprendizagem. Dessa forma compreendemos que é preciso que o educador tenha conhecimento de suas ações, visando realmente aguçar os seus estudantes a serem produtores de novos saberes.
Abstract: We know that, for a long time, the culture of the people was propagated through storytelling. So, motivated by literary books, I thought to my course conclusion work, try to do storytelling paras students of a municipal school of Belo Horizonte, located at Regional Barreiro to stimulate dialogic argumentation and discursive interaction of groups of students the 5th year of elementary school. Were promoted, classes tales and building terrariums, where we could address issues concerning the living and non-living present in an environment and the water cycle. Initially, a pre-test to rise up the existing knowledge and to end a post-test was applied. Oral enrichment activities were developed, writing and illustrations, filling in forms and / or observations reports. The tale that has at its heart the awakening of fun and pleasure arise in this work as a methodological principle for the construction of knowledge in science classes. We intend to discuss the construction of knowledge in the educational field from storytelling and terrariums assembly for a significant learning of the students. This study is necessary in order to understand the storytelling at its core because, when we hear a story of imagination doors open, are offered numerous opportunities for cognitive, affective, and also favor interaction, participation and dialogical reasoning; as possibility of forming creative subjects, critical and independent to act in society. Thus we analyze the story as a principle for building science knowledge making considerations relevant to our study, analyzing it as a beginning and an enabling learning resource. Thus we understand that it is necessary that the teacher is aware of their actions, aiming really sharpen their students to be producers of new knowledge.
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO
metadata.dc.publisher.program: Curso de Especialização em Educação em Ciências
Rights: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/48248
Issue Date: 20-Jun-2015
Appears in Collections:Especialização em Educação em Ciências

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ilovepdf_merged.pdf1.95 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons