Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/48278
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Literacy and reading for the 21st century
Título(s) alternativo(s): Letramento e leitura para o século XXI
Autor(es): Carla Viana Coscarelli
Ana Elisa Ribeiro
Resumo: Each textual genre requires a specific approach by the reader. She needs to understand the composition of the texts, the languages that are articulated in it, in order to notice the singularities of literary texts and the symbolic systems they involve. The ‘Redigir’ Project develops and makes available, free of charge, activities to be used by teachers of Portuguese. The project deals, among oth-ers, with literary texts, exploring their comprehension from a perspective of literary and digital literacy, multimodality, and multiliteracy studies. Our goal is the development of students’ reading skills and the training of teachers who will help the students improve their reading skills of diverse textual genres on printed and digital media. Our proposals include activities about contemporary poetry, whose authors are interviewed by our team. There are also proposals involving the creation of picture books exploring augmented reality. We aim to contribute to the teachers’ training and help them put into practice recent lit-erary and linguistic theories, working in a meaningful, critical and transforma-tive way.
Abstract: A leitura de diferentes gêneros textuais exige diversas abordagens pelo leitor. Ele precisa perceber a composição dos textos, as linguagens articuladas nele, perceber as singularidades do texto literário e os sistemas simbólicos envolvi-dos nele. O Projeto Redigir desenvolve e disponibiliza, gratuitamente, atividades para serem aplicadas por professores de Português e trabalha, entre outros, com textos literários, explorando a compreensão deles numa perspectiva do letramento literário, digital, da multimodalidade e dos multiletramentos. Nosso objetivo é a formação de leitores e de professores que vão ajudá-los a desen-volver competências de leitura de diversos gêneros encontrados em suportes impressos e digitais. Entre as propostas há atividades com poesias contempo-râneas, cujos autores são entrevistados pela nossa equipe. Há também propos-tas de criação de livros de imagens, com realidade aumentada. Buscamos co-laborar para a formação de professores que coloquem em prática teorias recentes dos estudos literários e linguísticos, trabalhado de forma significativa, crítica e transformadora.
Assunto: Letramento
Leitura
Literatura
Idioma: eng
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: FALE - FACULDADE DE LETRAS
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Identificador DOI: https://doi.org/10.14195/2182-8830_6-3_11
URI: http://hdl.handle.net/1843/48278
Data do documento: 10-Ago-2018
metadata.dc.relation.ispartof: MATLIT: Materialidades da Literatura
Aparece nas coleções:Artigo de Periódico

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Literacy and Reading for the 21st century.pdf952.39 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.