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http://hdl.handle.net/1843/48286
Tipo: | Monografia (especialização) |
Título: | Tecnologias e sequências didáticas: contribuições para a prática educativa na modalidade EJA. |
Autor(es): | Maria da Piedade Caixeta |
Primeiro Orientador: | Ana Paula Souto Silva Teles |
Primeiro membro da banca : | Luciene da Silva Reis de Araújo |
Resumo: | O Curso de Especialização em Tecnologias Digitais e Educação 3.0 veio ao encontro das indagações sobre a formação docente, instigando a busca por respostas, já que o uso das novas tecnologias em sala de aula é uma metodologia de difícil implementação. Dessa forma, nota-se que os profissionais da educação, necessitam de formação continuada e respaldo efetivo das instituições de ensino e das políticas públicas. Para a superação desses desafios, percebe-se a necessidade de que os laboratórios de informática passem a ser um universo que compreenda e estabeleça relações com a aprendizagem colaborativa, utilizando como estratégia, as tecnologias em uma abordagem de ensino híbrido. Neste sentido, o presente trabalho tem como objetivo apresentar cinco sequências didáticas, elaboradas com vários recursos pedagógicos, que se propõe a promover o aluno a protagonista da própria aprendizagem e se destinam ao Ensino Fundamental na Modalidade EJA, mas podem também ser aplicadas no Ensino Fundamental Regular. Procurou-se fundamentar este trabalho em alguns teóricos, como Freire, que propõe saberes, que ensejam ao educador uma prática educativa crítica, com a liberdade de criar, de forma colaborativa, dialógica e reflexiva. Que auxilia no processo de transformação do ser, já que, para ele, homens e mulheres são produtores de cultura e sujeitos produtores do conhecimento. Neste sentido, Zabala nos convida a adequação nas metodologias e nas competências, de maneira a propiciar ao educando o seu crescimento, objetivando a sua autonomia para aprender e permitindo ao professor(a) maior autonomia na escolha de conteúdos elaborados por meio de atividades, apropriadas à realidade do aluno. Dessa maneira, utilizou-se vários recursos tecnológicos e redes sociais, para criar vídeos, infográficos, slides, podcasts, jogos, e histórias em quadrinho, que estimulam o pensamento crítico e contribuem para o enriquecimento do processo de aprendizagem. Nessa perspectiva, as Sequências Didáticas elaboradas podem contribuir com os organismos públicos, para implementar recursos nas escolas de forma adequada, para que haja uma aprendizagem de qualidade. Nesse sentido, houve uma preocupação em elaborá-las com grande detalhamento, deixando claro, cada etapa do conjunto de atividades propostas, para que outros profissionais da educação possam utilizá-las e fazer modificações, adequando-as aos seus próprios objetivos. |
Assunto: | Material didático Educação tecnológica Tecnologia educacional Educação de jovens e adultos |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Instituição: | UFMG |
Departamento: | CP - CENTRO PEDAGOGICO - 1o.GRAU |
Curso: | Curso de Especialização em Tecnologias Digitais e Educação 3.0 |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/48286 |
Data do documento: | 12-Dez-2020 |
Aparece nas coleções: | Especialização em Tecnologias Digitais e Educação 3.0 |
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