Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/48286
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Ana Paula Souto Silva Telespt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5425183005701407pt_BR
dc.contributor.referee1Luciene da Silva Reis de Araújopt_BR
dc.creatorMaria da Piedade Caixetapt_BR
dc.date.accessioned2022-12-21T13:26:16Z-
dc.date.available2022-12-21T13:26:16Z-
dc.date.issued2020-12-12-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/48286-
dc.description.resumoO Curso de Especialização em Tecnologias Digitais e Educação 3.0 veio ao encontro das indagações sobre a formação docente, instigando a busca por respostas, já que o uso das novas tecnologias em sala de aula é uma metodologia de difícil implementação. Dessa forma, nota-se que os profissionais da educação, necessitam de formação continuada e respaldo efetivo das instituições de ensino e das políticas públicas. Para a superação desses desafios, percebe-se a necessidade de que os laboratórios de informática passem a ser um universo que compreenda e estabeleça relações com a aprendizagem colaborativa, utilizando como estratégia, as tecnologias em uma abordagem de ensino híbrido. Neste sentido, o presente trabalho tem como objetivo apresentar cinco sequências didáticas, elaboradas com vários recursos pedagógicos, que se propõe a promover o aluno a protagonista da própria aprendizagem e se destinam ao Ensino Fundamental na Modalidade EJA, mas podem também ser aplicadas no Ensino Fundamental Regular. Procurou-se fundamentar este trabalho em alguns teóricos, como Freire, que propõe saberes, que ensejam ao educador uma prática educativa crítica, com a liberdade de criar, de forma colaborativa, dialógica e reflexiva. Que auxilia no processo de transformação do ser, já que, para ele, homens e mulheres são produtores de cultura e sujeitos produtores do conhecimento. Neste sentido, Zabala nos convida a adequação nas metodologias e nas competências, de maneira a propiciar ao educando o seu crescimento, objetivando a sua autonomia para aprender e permitindo ao professor(a) maior autonomia na escolha de conteúdos elaborados por meio de atividades, apropriadas à realidade do aluno. Dessa maneira, utilizou-se vários recursos tecnológicos e redes sociais, para criar vídeos, infográficos, slides, podcasts, jogos, e histórias em quadrinho, que estimulam o pensamento crítico e contribuem para o enriquecimento do processo de aprendizagem. Nessa perspectiva, as Sequências Didáticas elaboradas podem contribuir com os organismos públicos, para implementar recursos nas escolas de forma adequada, para que haja uma aprendizagem de qualidade. Nesse sentido, houve uma preocupação em elaborá-las com grande detalhamento, deixando claro, cada etapa do conjunto de atividades propostas, para que outros profissionais da educação possam utilizá-las e fazer modificações, adequando-as aos seus próprios objetivos.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCP - CENTRO PEDAGOGICO - 1o.GRAUpt_BR
dc.publisher.programCurso de Especialização em Tecnologias Digitais e Educação 3.0pt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectTecnologias na Educaçãopt_BR
dc.subjectPráticas Educativaspt_BR
dc.subjectModalidade EJApt_BR
dc.subjectSequências Didáticaspt_BR
dc.subjectRecursos Tecnológicospt_BR
dc.subject.otherMaterial didáticopt_BR
dc.subject.otherEducação tecnológicapt_BR
dc.subject.otherTecnologia educacionalpt_BR
dc.subject.otherEducação de jovens e adultospt_BR
dc.titleTecnologias e sequências didáticas: contribuições para a prática educativa na modalidade EJA.pt_BR
dc.typeMonografia (especialização)pt_BR
Appears in Collections:Especialização em Tecnologias Digitais e Educação 3.0



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.