Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/48288
Tipo: Monografia (especialização)
Título: O uso das tecnologias digitais na educação básica: elementos em favor da aprendizagem
Autor(es): Rafaela de Araújo Paixão
Primeiro Orientador: Guilherme Carvalho Franco da Silveira
Primeiro membro da banca : Luiz Gustavo Nicácio
Resumo: A inserção das tecnologias de informação e comunicação advinda com a Cibercultura, ao alcance das mãos de crianças e adolescentes tem se mostrado tão interativa que a área da educação se vê na exigência de apropriar-se dessas ferramentas, revisitando processos pedagógicos necessários a proporcionar novas experiências na consolidação do aprendizado, ressignificando o conhecimento do estudante. O presente trabalho sugere 05 (cinco) sequências didáticas no intuito de estimular professores, especialmente aqueles do Ensino Fundamental, a enriquecer seu planejamento didático, partindo da escolha de recursos digitais que conduzam a uma prática pedagógica mais eficiente e atrativa e conectando a esta prática os objetivos que almeja alcançar. Estes instrumentos tecnológicos foram selecionados para acrescentar novos estímulos nas dinâmicas das aulas, sendo mais acessíveis e de usabilidade descomplicada. Fundamentadas conforme orientações da Base Nacional Comum Curricular, as sequências didáticas são elaboradas a partir da pertinência do conteúdo para determinado ano escolar e as propostas de ensino, empenhadas em auxiliar o aluno na solução de problemas, sendo a construção de conhecimentos, sua característica fundamental. Pretende-se, ao final deste trabalho, colaborar para que professores se tornem mais ousados e confiantes ao refletirem o uso das tecnologias digitais como um recurso didático que torne melhor o processo de aprendizagem do aluno.
Assunto: Educação tecnológica
Prática docente
Ação educativa
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: CP - CENTRO PEDAGOGICO - 1o.GRAU
Curso: Curso de Especialização em Tecnologias Digitais e Educação 3.0
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/48288
Data do documento: 12-Dez-2020
Aparece nas coleções:Especialização em Tecnologias Digitais e Educação 3.0

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC versão final.pdf2.93 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons