Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/48288
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Guilherme Carvalho Franco da Silveirapt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0521487278758174pt_BR
dc.contributor.referee1Luiz Gustavo Nicáciopt_BR
dc.creatorRafaela de Araújo Paixãopt_BR
dc.date.accessioned2022-12-21T13:32:23Z-
dc.date.available2022-12-21T13:32:23Z-
dc.date.issued2020-12-12-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/48288-
dc.description.resumoA inserção das tecnologias de informação e comunicação advinda com a Cibercultura, ao alcance das mãos de crianças e adolescentes tem se mostrado tão interativa que a área da educação se vê na exigência de apropriar-se dessas ferramentas, revisitando processos pedagógicos necessários a proporcionar novas experiências na consolidação do aprendizado, ressignificando o conhecimento do estudante. O presente trabalho sugere 05 (cinco) sequências didáticas no intuito de estimular professores, especialmente aqueles do Ensino Fundamental, a enriquecer seu planejamento didático, partindo da escolha de recursos digitais que conduzam a uma prática pedagógica mais eficiente e atrativa e conectando a esta prática os objetivos que almeja alcançar. Estes instrumentos tecnológicos foram selecionados para acrescentar novos estímulos nas dinâmicas das aulas, sendo mais acessíveis e de usabilidade descomplicada. Fundamentadas conforme orientações da Base Nacional Comum Curricular, as sequências didáticas são elaboradas a partir da pertinência do conteúdo para determinado ano escolar e as propostas de ensino, empenhadas em auxiliar o aluno na solução de problemas, sendo a construção de conhecimentos, sua característica fundamental. Pretende-se, ao final deste trabalho, colaborar para que professores se tornem mais ousados e confiantes ao refletirem o uso das tecnologias digitais como um recurso didático que torne melhor o processo de aprendizagem do aluno.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCP - CENTRO PEDAGOGICO - 1o.GRAUpt_BR
dc.publisher.programCurso de Especialização em Tecnologias Digitais e Educação 3.0pt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/*
dc.subjectEducação tecnológicapt_BR
dc.subjectPrática docentept_BR
dc.subjectEnsino de linguagenspt_BR
dc.subjectAções educativaspt_BR
dc.subjectProcesso de aprendizagempt_BR
dc.subject.otherEducação tecnológicapt_BR
dc.subject.otherPrática docentept_BR
dc.subject.otherAção educativapt_BR
dc.titleO uso das tecnologias digitais na educação básica: elementos em favor da aprendizagempt_BR
dc.typeMonografia (especialização)pt_BR
Appears in Collections:Especialização em Tecnologias Digitais e Educação 3.0

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC versão final.pdf2.93 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons