Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/48288
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Guilherme Carvalho Franco da Silveira | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/0521487278758174 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Luiz Gustavo Nicácio | pt_BR |
dc.creator | Rafaela de Araújo Paixão | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-12-21T13:32:23Z | - |
dc.date.available | 2022-12-21T13:32:23Z | - |
dc.date.issued | 2020-12-12 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/48288 | - |
dc.description.resumo | A inserção das tecnologias de informação e comunicação advinda com a Cibercultura, ao alcance das mãos de crianças e adolescentes tem se mostrado tão interativa que a área da educação se vê na exigência de apropriar-se dessas ferramentas, revisitando processos pedagógicos necessários a proporcionar novas experiências na consolidação do aprendizado, ressignificando o conhecimento do estudante. O presente trabalho sugere 05 (cinco) sequências didáticas no intuito de estimular professores, especialmente aqueles do Ensino Fundamental, a enriquecer seu planejamento didático, partindo da escolha de recursos digitais que conduzam a uma prática pedagógica mais eficiente e atrativa e conectando a esta prática os objetivos que almeja alcançar. Estes instrumentos tecnológicos foram selecionados para acrescentar novos estímulos nas dinâmicas das aulas, sendo mais acessíveis e de usabilidade descomplicada. Fundamentadas conforme orientações da Base Nacional Comum Curricular, as sequências didáticas são elaboradas a partir da pertinência do conteúdo para determinado ano escolar e as propostas de ensino, empenhadas em auxiliar o aluno na solução de problemas, sendo a construção de conhecimentos, sua característica fundamental. Pretende-se, ao final deste trabalho, colaborar para que professores se tornem mais ousados e confiantes ao refletirem o uso das tecnologias digitais como um recurso didático que torne melhor o processo de aprendizagem do aluno. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | CP - CENTRO PEDAGOGICO - 1o.GRAU | pt_BR |
dc.publisher.program | Curso de Especialização em Tecnologias Digitais e Educação 3.0 | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/ | * |
dc.subject | Educação tecnológica | pt_BR |
dc.subject | Prática docente | pt_BR |
dc.subject | Ensino de linguagens | pt_BR |
dc.subject | Ações educativas | pt_BR |
dc.subject | Processo de aprendizagem | pt_BR |
dc.subject.other | Educação tecnológica | pt_BR |
dc.subject.other | Prática docente | pt_BR |
dc.subject.other | Ação educativa | pt_BR |
dc.title | O uso das tecnologias digitais na educação básica: elementos em favor da aprendizagem | pt_BR |
dc.type | Monografia (especialização) | pt_BR |
Appears in Collections: | Especialização em Tecnologias Digitais e Educação 3.0 |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
TCC versão final.pdf | 2.93 MB | Adobe PDF | View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License