Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/1843/48292
Tipo: | Monografia (especialização) |
Título: | Percursos de ensino e aprendizagem: a experiência do fazer docente no curso de Especialização Residência Docente da UFMG |
Autor(es): | Renato Sena Ramos |
Primeiro Orientador: | Alessandra Soares Santos |
Primeiro Coorientador: | Araci Rodrigues Coelho |
Primeiro membro da banca : | Ismael Krishna de Andrade Neiva |
Segundo membro da banca: | Claudia Regina Fonseca Miguel Sapag Ricci |
Terceiro membro da banca: | Tania Margarida Lima Costa |
Resumo: | O Trabalho de Conclusão do Curso aqui apresentado é o fechamento de um percurso pedagógico desenvolvido durante o curso de pós-graduação Lato Sensu no Curso Residência Docente para a Formação de Educadores da Educação Básica no Centro Pedagógico da UFMG. O estudo se organizou a partir de um Memorial e de um Plano de Ação que pôde ser implementado ao longo do segundo semestre de 2019 na Escola Municipal Hélio Pellegrino, na região norte de Belo Horizonte. No desenvolvimento do memorial a escrita e elaboração ocorreu ao longo do Curso, levando em conta práticas e vivências do professor ao longo de sua carreira docente. Na segunda parte do trabalho escrevo sobre meu projeto de ação, desenvolvido juntamente com meus alunos. Escolhi o tema da memória e da cidade baseado no conceito de “Cidade educadora” buscando ressignificar alguns espaços do bairro, abarcando espaços não formais de aprendizagem e de muito significado para a comunidade e para os alunos. Como resultado final construímos um “Caminho de Memória”, trilha educativa pelo bairro Guarani, situado na mesma região. Nesse roteiro histórico e cultural deixamos gravada uma placa de QR CODE criada pelos alunos, que ao ser acessado, leva para o site que conta a história do projeto e dos lugares de memória visitados e pesquisados pelos alunos. Este projeto permanece ativo através do site produzido, sendo reconhecido com prêmio Charles Lotfi 2019, o que gerou um alcance maior sobre as atividades apresentadas. O protagonismo dos estudantes e a forma de engajamento foram marcantes para que esse trabalho obtivesse êxito e fosse parte integrante deste trabalho. |
Assunto: | Autobiografia História - Estudo e ensino Patrimônio cultural |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Instituição: | UFMG |
Departamento: | CP - CENTRO PEDAGOGICO - 1o.GRAU |
Curso: | Curso de Especialização em Residência Docente para a Formação de Educadores da Educação Básica |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/48292 |
Data do documento: | 19-Set-2020 |
Aparece nas coleções: | Especialização em Residência Docente para a Formação de Educadores da Educação Básica |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC RENATO SENA REPOSITÓRIO.pdf | 2.2 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.