Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/48292
Tipo: Monografia (especialização)
Título: Percursos de ensino e aprendizagem: a experiência do fazer docente no curso de Especialização Residência Docente da UFMG
Autor(es): Renato Sena Ramos
Primeiro Orientador: Alessandra Soares Santos
Primeiro Coorientador: Araci Rodrigues Coelho
Primeiro membro da banca : Ismael Krishna de Andrade Neiva
Segundo membro da banca: Claudia Regina Fonseca Miguel Sapag Ricci
Terceiro membro da banca: Tania Margarida Lima Costa
Resumo: O Trabalho de Conclusão do Curso aqui apresentado é o fechamento de um percurso pedagógico desenvolvido durante o curso de pós-graduação Lato Sensu no Curso Residência Docente para a Formação de Educadores da Educação Básica no Centro Pedagógico da UFMG. O estudo se organizou a partir de um Memorial e de um Plano de Ação que pôde ser implementado ao longo do segundo semestre de 2019 na Escola Municipal Hélio Pellegrino, na região norte de Belo Horizonte. No desenvolvimento do memorial a escrita e elaboração ocorreu ao longo do Curso, levando em conta práticas e vivências do professor ao longo de sua carreira docente. Na segunda parte do trabalho escrevo sobre meu projeto de ação, desenvolvido juntamente com meus alunos. Escolhi o tema da memória e da cidade baseado no conceito de “Cidade educadora” buscando ressignificar alguns espaços do bairro, abarcando espaços não formais de aprendizagem e de muito significado para a comunidade e para os alunos. Como resultado final construímos um “Caminho de Memória”, trilha educativa pelo bairro Guarani, situado na mesma região. Nesse roteiro histórico e cultural deixamos gravada uma placa de QR CODE criada pelos alunos, que ao ser acessado, leva para o site que conta a história do projeto e dos lugares de memória visitados e pesquisados pelos alunos. Este projeto permanece ativo através do site produzido, sendo reconhecido com prêmio Charles Lotfi 2019, o que gerou um alcance maior sobre as atividades apresentadas. O protagonismo dos estudantes e a forma de engajamento foram marcantes para que esse trabalho obtivesse êxito e fosse parte integrante deste trabalho.
Assunto: Autobiografia
História - Estudo e ensino
Patrimônio cultural
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: CP - CENTRO PEDAGOGICO - 1o.GRAU
Curso: Curso de Especialização em Residência Docente para a Formação de Educadores da Educação Básica
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/48292
Data do documento: 19-Set-2020
Aparece nas coleções:Especialização em Residência Docente para a Formação de Educadores da Educação Básica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC RENATO SENA REPOSITÓRIO.pdf2.2 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.