Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/48292
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Alessandra Soares Santos | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4898543565872200 | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co1 | Araci Rodrigues Coelho | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Ismael Krishna de Andrade Neiva | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Claudia Regina Fonseca Miguel Sapag Ricci | pt_BR |
dc.contributor.referee3 | Tania Margarida Lima Costa | pt_BR |
dc.creator | Renato Sena Ramos | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-12-21T13:49:32Z | - |
dc.date.available | 2022-12-21T13:49:32Z | - |
dc.date.issued | 2020-09-19 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/48292 | - |
dc.description.resumo | O Trabalho de Conclusão do Curso aqui apresentado é o fechamento de um percurso pedagógico desenvolvido durante o curso de pós-graduação Lato Sensu no Curso Residência Docente para a Formação de Educadores da Educação Básica no Centro Pedagógico da UFMG. O estudo se organizou a partir de um Memorial e de um Plano de Ação que pôde ser implementado ao longo do segundo semestre de 2019 na Escola Municipal Hélio Pellegrino, na região norte de Belo Horizonte. No desenvolvimento do memorial a escrita e elaboração ocorreu ao longo do Curso, levando em conta práticas e vivências do professor ao longo de sua carreira docente. Na segunda parte do trabalho escrevo sobre meu projeto de ação, desenvolvido juntamente com meus alunos. Escolhi o tema da memória e da cidade baseado no conceito de “Cidade educadora” buscando ressignificar alguns espaços do bairro, abarcando espaços não formais de aprendizagem e de muito significado para a comunidade e para os alunos. Como resultado final construímos um “Caminho de Memória”, trilha educativa pelo bairro Guarani, situado na mesma região. Nesse roteiro histórico e cultural deixamos gravada uma placa de QR CODE criada pelos alunos, que ao ser acessado, leva para o site que conta a história do projeto e dos lugares de memória visitados e pesquisados pelos alunos. Este projeto permanece ativo através do site produzido, sendo reconhecido com prêmio Charles Lotfi 2019, o que gerou um alcance maior sobre as atividades apresentadas. O protagonismo dos estudantes e a forma de engajamento foram marcantes para que esse trabalho obtivesse êxito e fosse parte integrante deste trabalho. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | CP - CENTRO PEDAGOGICO - 1o.GRAU | pt_BR |
dc.publisher.program | Curso de Especialização em Residência Docente para a Formação de Educadores da Educação Básica | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Lugares de Memória | pt_BR |
dc.subject | Patrimônio | pt_BR |
dc.subject | QR Code | pt_BR |
dc.subject | Referência Cultural | pt_BR |
dc.subject | Cidade educadora | pt_BR |
dc.subject.other | Autobiografia | pt_BR |
dc.subject.other | História - Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject.other | Patrimônio cultural | pt_BR |
dc.title | Percursos de ensino e aprendizagem: a experiência do fazer docente no curso de Especialização Residência Docente da UFMG | pt_BR |
dc.type | Monografia (especialização) | pt_BR |
Appears in Collections: | Especialização em Residência Docente para a Formação de Educadores da Educação Básica |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
TCC RENATO SENA REPOSITÓRIO.pdf | 2.2 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.