Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/48292
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Alessandra Soares Santospt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4898543565872200pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Araci Rodrigues Coelhopt_BR
dc.contributor.referee1Ismael Krishna de Andrade Neivapt_BR
dc.contributor.referee2Claudia Regina Fonseca Miguel Sapag Riccipt_BR
dc.contributor.referee3Tania Margarida Lima Costapt_BR
dc.creatorRenato Sena Ramospt_BR
dc.date.accessioned2022-12-21T13:49:32Z-
dc.date.available2022-12-21T13:49:32Z-
dc.date.issued2020-09-19-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/48292-
dc.description.resumoO Trabalho de Conclusão do Curso aqui apresentado é o fechamento de um percurso pedagógico desenvolvido durante o curso de pós-graduação Lato Sensu no Curso Residência Docente para a Formação de Educadores da Educação Básica no Centro Pedagógico da UFMG. O estudo se organizou a partir de um Memorial e de um Plano de Ação que pôde ser implementado ao longo do segundo semestre de 2019 na Escola Municipal Hélio Pellegrino, na região norte de Belo Horizonte. No desenvolvimento do memorial a escrita e elaboração ocorreu ao longo do Curso, levando em conta práticas e vivências do professor ao longo de sua carreira docente. Na segunda parte do trabalho escrevo sobre meu projeto de ação, desenvolvido juntamente com meus alunos. Escolhi o tema da memória e da cidade baseado no conceito de “Cidade educadora” buscando ressignificar alguns espaços do bairro, abarcando espaços não formais de aprendizagem e de muito significado para a comunidade e para os alunos. Como resultado final construímos um “Caminho de Memória”, trilha educativa pelo bairro Guarani, situado na mesma região. Nesse roteiro histórico e cultural deixamos gravada uma placa de QR CODE criada pelos alunos, que ao ser acessado, leva para o site que conta a história do projeto e dos lugares de memória visitados e pesquisados pelos alunos. Este projeto permanece ativo através do site produzido, sendo reconhecido com prêmio Charles Lotfi 2019, o que gerou um alcance maior sobre as atividades apresentadas. O protagonismo dos estudantes e a forma de engajamento foram marcantes para que esse trabalho obtivesse êxito e fosse parte integrante deste trabalho.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCP - CENTRO PEDAGOGICO - 1o.GRAUpt_BR
dc.publisher.programCurso de Especialização em Residência Docente para a Formação de Educadores da Educação Básicapt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLugares de Memóriapt_BR
dc.subjectPatrimôniopt_BR
dc.subjectQR Codept_BR
dc.subjectReferência Culturalpt_BR
dc.subjectCidade educadorapt_BR
dc.subject.otherAutobiografiapt_BR
dc.subject.otherHistória - Estudo e ensinopt_BR
dc.subject.otherPatrimônio culturalpt_BR
dc.titlePercursos de ensino e aprendizagem: a experiência do fazer docente no curso de Especialização Residência Docente da UFMGpt_BR
dc.typeMonografia (especialização)pt_BR
Appears in Collections:Especialização em Residência Docente para a Formação de Educadores da Educação Básica

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC RENATO SENA REPOSITÓRIO.pdf2.2 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.