Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/48296
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Tânia Margarida Lima Costa | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/7721130715576141 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Paulo Henrique Pinto Coelho Rodrigues Alves | pt_BR |
dc.creator | Silene Penha Machado | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-12-21T14:01:31Z | - |
dc.date.available | 2022-12-21T14:01:31Z | - |
dc.date.issued | 2020-12-12 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/48296 | - |
dc.description.resumo | Esta pesquisa tem como atividade principal o desenvolvimento de 5 (cinco) sequências didáticas (SD), multidisciplinares, que auxiliarão educadores em sala de aula, lançando mão das tecnologias digitais. O intuito aqui, é explorar as duas faces do aprendizado, que são: Aprender e Ensinar. Estamos em constante processo de aprendizado, e precisamos permanecer assim, pois só podemos ensinar, após aprender. Portanto, nesse trabalho, aprende-se a fazer uma sequência didática e ao mesmo tempo se aprende, com ela, a desenvolver uma boa aula. Depois passa-se o aprendizado aos alunos, sobre as matérias apresentadas nas SDs. Explorando o aprendizado em narrativas, é uma SD onde os alunos devem narrar em vídeos, o que aprenderam sobre o tema saneamento básico, estudado em ciências. Dentro do atual tema das fakes news, exploramos o uso das redes sociais para combater as falsas notícias, na disciplina de geografia. Em matemática, voltamos a trabalhar com produção dos vídeos, pelos alunos e professores. Português e Literatura juntos em uma SD, trabalhando as narrativas em histórias em quadrinhos. E por último estudar a história dos povos indígenas do Brasil, por meio do objeto de aprendizado. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | CP - CENTRO PEDAGOGICO - 1o.GRAU | pt_BR |
dc.publisher.program | Curso de Especialização em Tecnologias Digitais e Educação 3.0 | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Aprendizado | pt_BR |
dc.subject | Sequência Didática | pt_BR |
dc.subject | Tecnologias Digitais | pt_BR |
dc.subject.other | Educação tecnológica | pt_BR |
dc.subject.other | Ensino fundamental | pt_BR |
dc.subject.other | Aprendizagem por atividades | pt_BR |
dc.title | Aprendizado em... 3.0: aprendendo e ensinando | pt_BR |
dc.type | Monografia (especialização) | pt_BR |
Appears in Collections: | Especialização em Tecnologias Digitais e Educação 3.0 |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
APRENDIZADO EM 3-0 aprendendo e ensinando.pdf | 1.29 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.