Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/48327
Tipo: Artigo de Evento
Título: Multimodalidade em busca do letramento digital na escola: fotografia e audiovisual em blog com crianças
Autor(es): Tatiane Nunes de Souza
Andreia de Assis Ferreira
Resumen: Trabalho de pesquisa: Na escola, uso de textos com linguagem multimodal é explorado nos impressos, e de maneira restrita, no cenário em que crianças tem acesso fácil a smartphones e tablets para consumir conteúdos multimodais em formato digital. O Objetivo Geral desta investigação será desenvolver um Projeto de Ensino, com as crianças, que favoreça a ampliação do letramento visual e digital por meio da exibição e produção de textos de gênero multimodal, com fotografias e vídeos para serem postados em Blog. O que justifica esta pesquisa será a possibilidade de formação humana crítica, ética e cidadã, ao colocar a criança no lugar de produtora, como direito assegurado, inclusive, nas orientações da BNCC, em contrapartida às ações escolarizadas que preconizam a escrita e a leitura no papel, como única fonte para garantir o letramento. Desta feita, o problema levantado nesta pesquisa indaga: se as crianças dominam os códigos de dígitos e ícones, consomem conteúdos de vídeos e jogos, acriticamente, como promover uso social e crítico, do letramento digital, por meio da produção de fotografias e audiovisual, na escola? Na fundamentação teórica nos basearemos nos estudos de Ribeiro (2012), Juana Sancho (1998), Salgado (2014), Migliorin (2014) e Toledo (2016). A pesquisa terá abordagem qualitativa, com Estudo de Caso. Utilizaremos na coleta de dados: questionário, entrevista e observação, e a investigação, metodologia orientada por Marconi e Lakatos (2002) e Gil (199). O que se espera enquanto resultado é que as crianças ampliem habilidades de leitura e escrita multimodal, com vistas a desenvolver, por exemplo o letramento digital.
Asunto: Letramento informacional
Letramento na internet
Pesquisa
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Departamento: CP - CENTRO PEDAGOGICO - 1o.GRAU
Tipo de acceso: Acesso Restrito
URI: http://hdl.handle.net/1843/48327
Fecha del documento: jun-2019
metadata.dc.url.externa: https://drive.google.com/file/d/1xFvy8Mbx-9dXFhMq0HBevQJL9qlrjW-U/view
metadata.dc.relation.ispartof: Simpósio Nacional sobre Cultura Escrita Digital: Conectando Redes de Conhecimento sobre Leitura e Escrita Digital
Aparece en las colecciones:Artigo de Evento

archivos asociados a este elemento:
no existem archivos asociados a este elemento.


Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.