Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/48327
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorTatiane Nunes de Souzapt_BR
dc.creatorAndreia de Assis Ferreirapt_BR
dc.date.accessioned2022-12-21T18:21:09Z-
dc.date.available2022-12-21T18:21:09Z-
dc.date.issued2019-06-
dc.citation.issue1pt_BR
dc.citation.spage152pt_BR
dc.citation.epage157pt_BR
dc.identifier.isbn9788580071344pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/48327-
dc.description.resumoTrabalho de pesquisa: Na escola, uso de textos com linguagem multimodal é explorado nos impressos, e de maneira restrita, no cenário em que crianças tem acesso fácil a smartphones e tablets para consumir conteúdos multimodais em formato digital. O Objetivo Geral desta investigação será desenvolver um Projeto de Ensino, com as crianças, que favoreça a ampliação do letramento visual e digital por meio da exibição e produção de textos de gênero multimodal, com fotografias e vídeos para serem postados em Blog. O que justifica esta pesquisa será a possibilidade de formação humana crítica, ética e cidadã, ao colocar a criança no lugar de produtora, como direito assegurado, inclusive, nas orientações da BNCC, em contrapartida às ações escolarizadas que preconizam a escrita e a leitura no papel, como única fonte para garantir o letramento. Desta feita, o problema levantado nesta pesquisa indaga: se as crianças dominam os códigos de dígitos e ícones, consomem conteúdos de vídeos e jogos, acriticamente, como promover uso social e crítico, do letramento digital, por meio da produção de fotografias e audiovisual, na escola? Na fundamentação teórica nos basearemos nos estudos de Ribeiro (2012), Juana Sancho (1998), Salgado (2014), Migliorin (2014) e Toledo (2016). A pesquisa terá abordagem qualitativa, com Estudo de Caso. Utilizaremos na coleta de dados: questionário, entrevista e observação, e a investigação, metodologia orientada por Marconi e Lakatos (2002) e Gil (199). O que se espera enquanto resultado é que as crianças ampliem habilidades de leitura e escrita multimodal, com vistas a desenvolver, por exemplo o letramento digital.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCP - CENTRO PEDAGOGICO - 1o.GRAUpt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.relation.ispartofSimpósio Nacional sobre Cultura Escrita Digital: Conectando Redes de Conhecimento sobre Leitura e Escrita Digitalpt_BR
dc.rightsAcesso Restritopt_BR
dc.subjectMultimodalidadept_BR
dc.subjectLetramento digitalpt_BR
dc.subjectAudiovisualpt_BR
dc.subjectBlogpt_BR
dc.subject.otherLetramento informacionalpt_BR
dc.subject.otherLetramento na internetpt_BR
dc.subject.otherPesquisapt_BR
dc.titleMultimodalidade em busca do letramento digital na escola: fotografia e audiovisual em blog com criançaspt_BR
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.url.externahttps://drive.google.com/file/d/1xFvy8Mbx-9dXFhMq0HBevQJL9qlrjW-U/viewpt_BR
Appears in Collections:Artigo de Evento

Files in This Item:
There are no files associated with this item.


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.