Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/48337
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Elaine Soares França | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/7452350756447450 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Alcione da Anunciação Caetano | pt_BR |
dc.creator | Andreza De Morais Lima | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-12-22T11:30:32Z | - |
dc.date.available | 2022-12-22T11:30:32Z | - |
dc.date.issued | 2015-06-20 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/48337 | - |
dc.description.resumo | Estudos consideram que ciência é uma disciplina de grande aceitabilidade pelas crianças nos primeiros anos do Ensino Fundamental, entretanto ao longo dos anos o entusiasmo e gosto pela disciplina vão diminuindo consideravelmente. Este trabalho aponta a importância do ensino de ciências por investigação no processo de construção do conhecimento pelas crianças. Esta forma de trabalho possibilita que a criança seja protagonista no processo ensino-aprendizagem. O professor tem papel fundamental como mediador, instigando as crianças a levantarem hipóteses e explicações para situações-problemas. A imaginação, enquanto forma de reelaboração dos conhecimentos, e as ideias sobre astronomia que as crianças pequenas possuem são os alvos da pesquisa. Esta foi realizada com crianças de 6/7 anos de uma escola pública da Rede Municipal de Educação da cidade de Belo Horizonte, e reafirmou que crianças mesmo muito pequenas possuem conhecimentos sobre astronomia e que estes são advindos de sua experiência com o meio, suas percepções sensoriais e a imaginação. Essa pesquisa, ao elucidar algumas ideias das crianças, assim como oportunizar uma reflexão sobre a importância da imaginação para o desenvolvimento de conceitos científicos, pode permitir que o professor use a Astronomia como fio condutor para a iniciação à Ciência. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO | pt_BR |
dc.publisher.program | Curso de Especialização em Educação em Ciências | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/ | * |
dc.subject | Ensino fundamental | pt_BR |
dc.subject | Ciências por investigação | pt_BR |
dc.subject | Processo de construção do conhecimento pelas crianças | pt_BR |
dc.subject | Ensino-aprendizagem | pt_BR |
dc.title | Trocando ideias acerca de astronomia com crianças de 6 anos de uma escola municipal de Belo Horizonte | pt_BR |
dc.type | Monografia (especialização) | pt_BR |
Appears in Collections: | Especialização em Educação em Ciências |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
monografia FINAL PARA IMPRESSAO.pdf | 930.53 kB | Adobe PDF | View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License