Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/48337
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Elaine Soares Françapt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7452350756447450pt_BR
dc.contributor.referee1Alcione da Anunciação Caetanopt_BR
dc.creatorAndreza De Morais Limapt_BR
dc.date.accessioned2022-12-22T11:30:32Z-
dc.date.available2022-12-22T11:30:32Z-
dc.date.issued2015-06-20-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/48337-
dc.description.resumoEstudos consideram que ciência é uma disciplina de grande aceitabilidade pelas crianças nos primeiros anos do Ensino Fundamental, entretanto ao longo dos anos o entusiasmo e gosto pela disciplina vão diminuindo consideravelmente. Este trabalho aponta a importância do ensino de ciências por investigação no processo de construção do conhecimento pelas crianças. Esta forma de trabalho possibilita que a criança seja protagonista no processo ensino-aprendizagem. O professor tem papel fundamental como mediador, instigando as crianças a levantarem hipóteses e explicações para situações-problemas. A imaginação, enquanto forma de reelaboração dos conhecimentos, e as ideias sobre astronomia que as crianças pequenas possuem são os alvos da pesquisa. Esta foi realizada com crianças de 6/7 anos de uma escola pública da Rede Municipal de Educação da cidade de Belo Horizonte, e reafirmou que crianças mesmo muito pequenas possuem conhecimentos sobre astronomia e que estes são advindos de sua experiência com o meio, suas percepções sensoriais e a imaginação. Essa pesquisa, ao elucidar algumas ideias das crianças, assim como oportunizar uma reflexão sobre a importância da imaginação para o desenvolvimento de conceitos científicos, pode permitir que o professor use a Astronomia como fio condutor para a iniciação à Ciência.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃOpt_BR
dc.publisher.programCurso de Especialização em Educação em Ciênciaspt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/*
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.subjectCiências por investigaçãopt_BR
dc.subjectProcesso de construção do conhecimento pelas criançaspt_BR
dc.subjectEnsino-aprendizagempt_BR
dc.titleTrocando ideias acerca de astronomia com crianças de 6 anos de uma escola municipal de Belo Horizontept_BR
dc.typeMonografia (especialização)pt_BR
Appears in Collections:Especialização em Educação em Ciências

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
monografia FINAL PARA IMPRESSAO.pdf930.53 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons