Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/48414
Tipo: Monografia (especialização)
Título: Políticas públicas no município de Betim: tensões e dilemas para consolidar a carreira de professora da educação infantil
Autor(es): Lídia Rodrigues de Oliveira
primer Tutor: Tânia Aretuza Ambrizi Gebara
primer miembro del tribunal : Paula Cristina Silva de Oliveira
Resumen: No município de Betim, a educação de crianças de 0 a 5 anos é realizada em duas redes de atendimento, a saber: rede pública municipal nos Centros Infantis Municipais – CIMs, onde as docentes são nomeadas Professoras da Educação Infantil e na rede Conveniada das Instituições Comunitárias, nesta as docentes são nomeadas, Educadoras Infantis. Embora o atendimento na Educação Infantil no município tenha iniciado por volta da década de 70, somente na década de 90 ocorreram os primeiros convênios com o município através da Organização Não-Governamental – Associação de Proteção à Maternidade, Infância e Velhice/APROMIV. A presente pesquisa vislumbra compreender as políticas públicas para a Educação Infantil no município de Betim/MG abordando as tensões e dilemas para consolidar a carreira de Professora da Educação Infantil nesta rede pública de ensino. A compreensão do objeto de estudo demandou um breve resgate histórico da consolidação das políticas para a Educação Infantil em âmbito Nacional e a partir daí, aprofundar no estudo sobre as tensões e dilemas para consolidar a carreira de professoras da Rede Municipal de Educação no município de Betim. A metodologia priorizou a análise documental, pautou-se em alguns dos principais documentos nacionais e municipais que regulamentam a condição docente na Educação Infantil e produções acadêmicas sobre a temática em estudo. As tensões e dilemas analisados perpassaram os seguintes aspectos: diferenciação da constituição da carreira para rede pública e a ausência de um plano de carreira para a rede conveniada; pagamento do piso nacional; jornada de estudo; o divórcio entre o cuidar e educar. Estes aspectos mencionados fazem parte dos desafios enfrentados pelo município de Betim, para a consolidação da carreira de professor da Educação Infantil.
Abstract: In the city of Betim, education for children 0-5 years is carried out in two service networks, namely: municipal public in the Municipal Children's Centres - MICs, where the teachers are named Teachers of early childhood education and Covenanted network of institutions Community, in this the teachers are named, Educating Children. Although attendance in kindergarten in the city have started around the 70's, only in the 90's there were the first agreements with the municipality through the non governmental organization - Protection Association Maternity, Children and Elderly / APROMIV. This research envisions understand public policies for Early Childhood Education in the city of Betim / MG addressing the tensions and dilemmas to consolidate Early Childhood Education Teacher career in this public school system. The understanding of the subject matter required a brief historical review of the consolidation of policies for Early Childhood Education at National level and from the there, deepen the study of the tensions and dilemmas to consolidate the Municipal Network of teachers of career education in the municipality of Betim. The methodology prioritized the documentary analysis, was marked in some major national and municipal documents that regulate the teaching condition in early childhood education and academic productions on the subject under study. Tensions and dilemmas permeated analyzed the following aspects: Career constitution of differentiation for public and the lack of a career path for the private system; payment of the national floor; study day; divorce between care and education. These aspects mentioned are among the challenges facing the municipality of Betim, to the consolidation of the Early Childhood Education teaching career.
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Departamento: FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO
Curso: Curso de Especialização em Docência na Educação Infantil
Tipo de acceso: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/48414
Fecha del documento: 28-nov-2015
Aparece en las colecciones:Especialização em Docência na Educação Infantil



Este elemento está licenciado bajo una Licencia Creative Commons Creative Commons