Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/48429
Tipo: Monografia (especialização)
Título: Espacialidade na educação infantil: possibilidades e valorização da expressão gráfica da criança de cinco anos
Autor(es): Denise Ferreira de Almeida
Primeiro Orientador: Marina Marcondes Machado
Primeiro membro da banca : Aroldo Lacerda
Resumo: Este Trabalho de Conclusão de Curso apresenta o grafismo infantil em suas possibilidades por meio do estudo da espacialidade da criança e revela a necessidade da sua valorização para que os traços infantis não desapareçam em uma fase em que deveriam aflorar. A experimentação de uma seqüência didática, envolvendo possibilidades do desenho na espacialidade, fizeram-me rever as propostas anteriores trabalhadas e modificá-las, a fim de proporcionar às crianças uma postura critica e desafiadora. Este trabalho enriqueceu minha capacidade de perceber a criança como protagonista, para, em seguida,sensibilizar meus pares para que percebam o desenho infantil como pertencente à criação da criança, expressão de suas dimensões e capacidades.
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: FAE - DEPARTAMENTO DE MÉTODOS E TÉCNICAS DE ENSINO
Curso: Curso de Especialização em Docência na Educação Infantil
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/48429
Data do documento: 28-Nov-2015
Aparece nas coleções:Especialização em Docência na Educação Infantil

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc denise pdf.pdf952.84 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons