Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/48514
Type: Monografia (especialização)
Title: Dimensionamento de vigas de rolamento compostas por perfil I e cantoneiras
Authors: Adriano Gomes Diniz
First Advisor: Rodrigo Barreto Caldas
First Referee: Armando Cesar Campos Lavall
Abstract: Com o objetivo de dar suporte e ser o caminho de passagem das pontes rolantes, as vigas de rolamento são elementos estruturais frequentemente projetados como vigas biapoiadas de seções transversais do tipo I em aço laminado ou soldado, duplamente simétricos ou monossimétricos. As cargas transmitidas pelas rodas da ponte aplicam ao mesmo tempo, no topo do trilho, cargas verticais e horizontais. Devido ao afastamento dessas cargas em relação ao centro de torção da seção transversal, são causados simultaneamente esforços de flexão e torção. No entanto, não são apresentados na ABNT NBR 8800:2008 métodos a serem utilizados para que essas particularidades sejam levadas em consideração no dimensionamento dessas vigas. Este trabalho apresenta uma revisão da literatura e das especificações técnicas (nacionais e internacionais) mais utilizadas no Brasil como base para o projeto de vigas de rolamento. É proposta, com o intuito de se obter propriedades geométricas mais eficientes, a utilização de vigas de rolamento compostas de perfis I laminados com duas cantoneiras soldadas em suas mesas superiores. Com base na bibliografia, são definidos critérios para que seja realizada a verificação dos estados-limites de vigas com este tipo de seção transversal. É realizado, então, para diferentes cargas e vãos, o dimensionamento de vigas de rolamento com perfil composto e em perfil I. Os resultados são comparados entre si com relação à economia de peso próprio, mostrando que os perfis compostos são soluções estruturais significativamente mais leves.
Abstract: With the objective of providing support and being the passage way for overhead cranes, crane runway beams are structural elements often designed as simply supported I-section beams (in rolled or welded steel), doubly symmetrical or monosymmetric. The loads transmitted by the overhead crane wheels apply both vertical and horizontal loads at the top of the rail. Due to the distance of these loads in relation to the torsion center of the cross section, flexion and torsion are simultaneously caused. However, ABNT NBR 8800: 2008 does not present methods to be used so that these particularities are considered when designing these beams. This work presents a review of the literature and the technical specifications (both Brazilian and international) most used in Brazil as a basis for the design of crane runway beams. It is proposed, to obtain more efficient cross-sectional properties, the use of crane runway beams composed of laminated I-sections with two angles welded on their upper flanges (I+2L-section). Based on the bibliography, criteria are defined for the verification of the limit states of beams with this type of cross section. Then, for different loads and spans, the design of crane runway beams with I+2L-section and in I-section is performed. The results are compared with each other in relation to the economy of self-weight, showing that the I+2L-sections are significantly lighter structural solutions.
Subject: Engenharia de estruturas
Vigas
Pontes
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: ENG - DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA ESTRUTURAS
metadata.dc.publisher.program: Curso de Especialização em Análise e Dimensionamento de Estruturas de Concreto Armado e Aço
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/48514
Issue Date: 1-Dec-2020
Appears in Collections:Especialização em Análise e Dimensionamento de Estruturas de Concreto Armado e Aço

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