Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/48584
Tipo: Monografia (especialização)
Título: Ampliando as relações entre familias e escola: a experiência do CIM - Sementes Do Amanhã / Betim MG
Autor(es): Mirtes De Pinho Queiroz
primer Tutor: Érica Dumont Pena
primer miembro del tribunal : Natália Almeida Ribeiro
Resumen: Este presente trabalho tem como objetivo ampliar as relações entre as famílias e o CIM Sementes do Amanhã. Participaram da pesquisa os familiares das crianças da turma da pré-escola I-B, turno da manhã e tarde e a professora Gicele Brenda, referência desta sala. Foi descrito o CIM, em sua dinâmica e estrutura física interna e externa. A metodologia empregada foi de natureza qualitativa. As construções dos dados coletados, foram observação participativa em campo, anotações em diário e analises das categorias. Foram estudados a relação entre família e escola no CIM, abordando os aspectos que influenciam nesta relação tão importante ao se tratar da Educação Infantil e lidar com crianças em desenvolvimento nos aspectos, físicos, emocional e mental. As categorias relevantes que influenciam na parceria família e escola são: os eventos escolares, o dever de casa, a gentileza, os diálogos entre coordenação, professora e famílias, combinados da escola com os familiares, reunião escolares com os familiares e a violência no Bairro que reflete na escola. As intervenções realizadas com os familiares foram consideradas positivas, à medida que eles aceitaram os convites para participarem de excursões escolares, piquenique no CIM, festa da família e participação nas aulas, juntamente com a professora. As considerações finais são que as famílias demostraram satisfação, alegria e disposição em todos os convites aceitos embora as professoras do CIM tenham demonstrado resistências e receios em propor que os familiares venham para a escola. É essencial que as professoras sejam também aliadas dos familiares, para que aconteça esta relação necessária entre as famílias e o CIM Sementes do Amanhã.
Abstract: This present study aims; expand relations between family and school in the CIM seeds of Tomorrow. Family members participated in the research of the children of the preschool class I-B, morning and afternoon shift, from Professor Brenda Dennis, the reference room. It was described in the CIM, in its physical structure and dynamic internal and external. The methodology used was qualitative in nature. The construction of the data collected in the field were participatory observation, Journal notes, analysis of relevant categories and documentary studies. We studied the relationship between family and school in the CIM, addressing aspects that influence this relationship so important, because it is of early childhood education and dealing with dependent children in their aspects, physical, emotional and mental. The reporting of performance and experience in everyday life, such as educational coordinator and deal directly with family members, teachers and children, being responsible for all the educational process and the intersections required. The relevant categories that influence on family and school partnership are: the school events, homework, the kindness, the dialogues between coordination, teacher and families, combined with the family school, school reunion with the family and violence in the neighborhood, at school. The intercession held with family members, were positive, they accepted invitations to participate in school tours, picnic in the CIM, party of family and class participation, along with the teacher. The final considerations are that families demonstrated satisfaction, joy and goodwill in all invitations accepted and that the teachers of the CIM, which were strong and afraid to bring the family to the school. It is essential that the teachers are also allied families, for that to happen this relationship needed between the families and the CIM seeds of Tomorrow.
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Departamento: FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO
Curso: Curso de Especialização em Docência na Educação Infantil
Tipo de acceso: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/48584
Fecha del documento: 28-nov-2015
Aparece en las colecciones:Especialização em Docência na Educação Infantil

archivos asociados a este elemento:
archivo Descripción TamañoFormato 
TCC_FINAL_CORRIGIDO DEPOIS DA BANCA p IMPRIMIR.pdf1.32 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este elemento está licenciado bajo una Licencia Creative Commons Creative Commons