Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/48596
Tipo: Monografia (especialização)
Título: A relação entre o brincar e o letramento na educação infantil
Autor(es): Isabella Cardoso Rodrigues Carlos Machado
Primeiro Orientador: Túlio Campos
Resumo: A escolha desta temática, “a relação entre o brincar e o letramento na educação infantil”, surge no momento em que me encontro com alguns questionamentos acerca da minha prática docente como professora da Educação Infantil. Ao ingressar no Curso de Especialização em Educação Infantil – Docei - busco refletir acerca das questões que envolvem um tempo cada vez mais restrito para “o brincar” em detrimento do aumento das expectativas de aprendizagem das crianças no que diz respeito à leitura e à escrita. As Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (2010, p. 27) orientam articular “as experiências e os saberes das crianças com os conhecimentos que fazem parte do patrimônio cultural”. Pensando um pouco sobre as leis relacionadas a educação, sabemos que a Constituição Brasileira, de 1988, prevê o direito universal à Educação em seu artigo 208. O Estatuto da Criança e do Adolescente, de 1990, garante o mesmo. Em 1996, a Lei de Diretrizes e Bases (Lei 9394/96) definiu regras a respeito da inclusão escolar, que foram reforçadas pela Política Nacional de Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva, publicada em 2007. Todos esses passos foram dados em direção a uma educação a que todos tenham acesso, resultando na abrangência atual.
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO
Curso: Curso de Especialização em Docência na Educação Infantil
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/48596
Data do documento: 25-Fev-2016
Aparece nas coleções:Especialização em Docência na Educação Infantil

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