Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/48596
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Túlio Campospt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5971800251502490pt_BR
dc.creatorIsabella Cardoso Rodrigues Carlos Machadopt_BR
dc.date.accessioned2023-01-03T18:40:19Z-
dc.date.available2023-01-03T18:40:19Z-
dc.date.issued2016-02-25-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/48596-
dc.description.resumoA escolha desta temática, “a relação entre o brincar e o letramento na educação infantil”, surge no momento em que me encontro com alguns questionamentos acerca da minha prática docente como professora da Educação Infantil. Ao ingressar no Curso de Especialização em Educação Infantil – Docei - busco refletir acerca das questões que envolvem um tempo cada vez mais restrito para “o brincar” em detrimento do aumento das expectativas de aprendizagem das crianças no que diz respeito à leitura e à escrita. As Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (2010, p. 27) orientam articular “as experiências e os saberes das crianças com os conhecimentos que fazem parte do patrimônio cultural”. Pensando um pouco sobre as leis relacionadas a educação, sabemos que a Constituição Brasileira, de 1988, prevê o direito universal à Educação em seu artigo 208. O Estatuto da Criança e do Adolescente, de 1990, garante o mesmo. Em 1996, a Lei de Diretrizes e Bases (Lei 9394/96) definiu regras a respeito da inclusão escolar, que foram reforçadas pela Política Nacional de Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva, publicada em 2007. Todos esses passos foram dados em direção a uma educação a que todos tenham acesso, resultando na abrangência atual.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃOpt_BR
dc.publisher.programCurso de Especialização em Docência na Educação Infantilpt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/*
dc.subjectEstatuto da Criança e do Adolescentept_BR
dc.subjectLetramentopt_BR
dc.subjectBrincarpt_BR
dc.titleA relação entre o brincar e o letramento na educação infantilpt_BR
dc.typeMonografia (especialização)pt_BR
Appears in Collections:Especialização em Docência na Educação Infantil

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC 1.pdf940.5 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons