Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/48616
Type: Monografia (especialização)
Title: Análise crítica: a inclusão de alunos com deficiência física e mental na escola municipal Rita Maria da Silva
Authors: Maria José da Cunha
First Advisor: Micheli Virginia de Andrade Feital
First Referee: Maria Angélica Araújo Ribeiro
Abstract: O presente trabalho tem por objetivo analisar a inclusão de crianças com deficiências físicas e mentais no ensino regular, nível fundamental, da Escola Municipal Rita Maria da Silva, em Betim. Procedeu-se a um trabalho de observação, na escola, das crianças com as deficiências citadas e a análise destas tendo por base a bibliografia indicada. Constatou-se, entre outras coisas, que os alunos deficientes físicos e mentais não são plenamente incluídos, apesar dos avanços que se tem obtido em relação à inclusão nos últimos anos, principalmente no campo do direito. Percebeu-se também a falta de preparo e formação dos profissionais (professores, pedagogas, etc.) para um trabalho que possa envolver esses alunos. Enfim, as relações na escola devem ser repensadas para garantir a inclusão dos alunos com deficiências, criando mecanismos que avaliem o desenvolvimento dessas crianças de maneira mais ampla. Tais mecanismos tornam-se possíveis através da gestão democrática.
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO
metadata.dc.publisher.program: Curso de Especialização em Gestão Escolar
Rights: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/48616
Issue Date: 21-Nov-2015
Appears in Collections:Especialização em Gestão Escolar EAD

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MARIAJOSE_TCC-versao-final.pdf250.72 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons