Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/1843/48616
Tipo: | Monografia (especialização) |
Título: | Análise crítica: a inclusão de alunos com deficiência física e mental na escola municipal Rita Maria da Silva |
Autor(es): | Maria José da Cunha |
Primeiro Orientador: | Micheli Virginia de Andrade Feital |
Primeiro membro da banca : | Maria Angélica Araújo Ribeiro |
Resumo: | O presente trabalho tem por objetivo analisar a inclusão de crianças com deficiências físicas e mentais no ensino regular, nível fundamental, da Escola Municipal Rita Maria da Silva, em Betim. Procedeu-se a um trabalho de observação, na escola, das crianças com as deficiências citadas e a análise destas tendo por base a bibliografia indicada. Constatou-se, entre outras coisas, que os alunos deficientes físicos e mentais não são plenamente incluídos, apesar dos avanços que se tem obtido em relação à inclusão nos últimos anos, principalmente no campo do direito. Percebeu-se também a falta de preparo e formação dos profissionais (professores, pedagogas, etc.) para um trabalho que possa envolver esses alunos. Enfim, as relações na escola devem ser repensadas para garantir a inclusão dos alunos com deficiências, criando mecanismos que avaliem o desenvolvimento dessas crianças de maneira mais ampla. Tais mecanismos tornam-se possíveis através da gestão democrática. |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Instituição: | UFMG |
Departamento: | FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO |
Curso: | Curso de Especialização em Gestão Escolar |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
metadata.dc.rights.uri: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/ |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/48616 |
Data do documento: | 21-Nov-2015 |
Aparece nas coleções: | Especialização em Gestão Escolar EAD |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
MARIAJOSE_TCC-versao-final.pdf | 250.72 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons