Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/48616
Tipo: Monografia (especialização)
Título: Análise crítica: a inclusão de alunos com deficiência física e mental na escola municipal Rita Maria da Silva
Autor(es): Maria José da Cunha
Primeiro Orientador: Micheli Virginia de Andrade Feital
Primeiro membro da banca : Maria Angélica Araújo Ribeiro
Resumo: O presente trabalho tem por objetivo analisar a inclusão de crianças com deficiências físicas e mentais no ensino regular, nível fundamental, da Escola Municipal Rita Maria da Silva, em Betim. Procedeu-se a um trabalho de observação, na escola, das crianças com as deficiências citadas e a análise destas tendo por base a bibliografia indicada. Constatou-se, entre outras coisas, que os alunos deficientes físicos e mentais não são plenamente incluídos, apesar dos avanços que se tem obtido em relação à inclusão nos últimos anos, principalmente no campo do direito. Percebeu-se também a falta de preparo e formação dos profissionais (professores, pedagogas, etc.) para um trabalho que possa envolver esses alunos. Enfim, as relações na escola devem ser repensadas para garantir a inclusão dos alunos com deficiências, criando mecanismos que avaliem o desenvolvimento dessas crianças de maneira mais ampla. Tais mecanismos tornam-se possíveis através da gestão democrática.
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO
Curso: Curso de Especialização em Gestão Escolar
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/48616
Data do documento: 21-Nov-2015
Aparece nas coleções:Especialização em Gestão Escolar EAD

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MARIAJOSE_TCC-versao-final.pdf250.72 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons