Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/48616
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Micheli Virginia de Andrade Feital | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/6763612670509369 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Maria Angélica Araújo Ribeiro | pt_BR |
dc.creator | Maria José da Cunha | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-01-04T12:18:33Z | - |
dc.date.available | 2023-01-04T12:18:33Z | - |
dc.date.issued | 2015-11-21 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/48616 | - |
dc.description.resumo | O presente trabalho tem por objetivo analisar a inclusão de crianças com deficiências físicas e mentais no ensino regular, nível fundamental, da Escola Municipal Rita Maria da Silva, em Betim. Procedeu-se a um trabalho de observação, na escola, das crianças com as deficiências citadas e a análise destas tendo por base a bibliografia indicada. Constatou-se, entre outras coisas, que os alunos deficientes físicos e mentais não são plenamente incluídos, apesar dos avanços que se tem obtido em relação à inclusão nos últimos anos, principalmente no campo do direito. Percebeu-se também a falta de preparo e formação dos profissionais (professores, pedagogas, etc.) para um trabalho que possa envolver esses alunos. Enfim, as relações na escola devem ser repensadas para garantir a inclusão dos alunos com deficiências, criando mecanismos que avaliem o desenvolvimento dessas crianças de maneira mais ampla. Tais mecanismos tornam-se possíveis através da gestão democrática. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO | pt_BR |
dc.publisher.program | Curso de Especialização em Gestão Escolar | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/ | * |
dc.subject | Inclusão | pt_BR |
dc.subject | Deficientes físicos/mentais | pt_BR |
dc.subject | Formação continuada | pt_BR |
dc.subject | Gestão democrática | pt_BR |
dc.title | Análise crítica: a inclusão de alunos com deficiência física e mental na escola municipal Rita Maria da Silva | pt_BR |
dc.type | Monografia (especialização) | pt_BR |
Appears in Collections: | Especialização em Gestão Escolar EAD |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
MARIAJOSE_TCC-versao-final.pdf | 250.72 kB | Adobe PDF | View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License