Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/48635
Type: Monografia (especialização)
Title: A contribuição de gêneros textuais para o letramento científico no estudo do tema poluição sonora
Authors: Maria Das Dores Rodrigues Maciel
First Advisor: Carla Maline Carvalho
First Referee: Natália Almeida Ribeiro
Abstract: Esse trabalho aborda a contribuição dos gêneros textuais ao processo de letramento científico dentro do tema Poluição sonora. Como a linguagem não pode ser trabalhada fora dos gêneros textuais, uma vez que ela acontece por meio deles, faz-se necessário o uso dos mesmos no trabalho dos professores com os alunos, que num processo de interação, dentro de um contexto histórico e social, serão levados à apropriação dos conhecimentos específicos da área, conscientização e mudanças de atitudes. São apresentadas também as propostas dos PCN’s e das Proposições Curriculares da RMEBH, tanto para o ensino de Ciências quanto para o ensino de Língua Portuguesa e como esta última, que tem como objeto de trabalho a linguagem, pode contribuir para o ensino da primeira. Foram abordados também os pensamentos e ideias de autores consagrados que compactuam com essa mesma ideia de cooperação das duas áreas. Quando os alunos utilizam a língua (escrita e oralidade) com competência, fazendo uso de diversos gêneros textuais, estarão mais aptos a compartilhar ideias e conceitos que os levarão a uma desenvoltura e aprofundamento maior do tema tratado, e consequentemente, a um efetivo aprendizado. Os professores, por sua vez, também poderão lançar mão dos gêneros textuais, que servirão como objeto e instrumento de trabalho para eles.
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO
metadata.dc.publisher.program: Curso de Especialização em Educação em Ciências
Rights: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/48635
Issue Date: 9-May-2015
Appears in Collections:Especialização em Educação em Ciências

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Monografia CECIMIG finalizada 24.05.2015... Cor.04.06.pdf1.83 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons