Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/1843/48649
Tipo: | Dissertação |
Título: | Educação e cuidado da criança com diabetes na educação infantil : estado da arte e ação colaborativa entre professoras |
Autor(es): | Ana Paula Ferreira Marcolongo |
Primeiro Orientador: | Érica Dumont Pena |
Segundo Orientador: | Cecília Vieira do Nascimento |
Resumo: | O Diabetes Mellitus é uma doença crônica em que o tipo I ou insulinodependente ocorre, sobretudo, na infância e adolescência. A rotina da criança com diabetes requer cuidados que se estendem também ao ambiente escolar. Partindo desse contexto, este estudo tem como objetivo geral compreender elementos que atravessam a formação das professoras da Educação Infantil em relação ao cuidado e educação da criança com diabetes em ambiente escolar. Dentre os objetivos específicos, identificar, na literatura científica nacional, materiais sobre educação e o cuidado da criança com diabetes no ambiente escolar; analisar os materiais educativos em relação à produção e ao conteúdo proposto; elaborar um material educativo (recurso educativo - cartilha) a partir das lacunas e possibilidades verificadas, realizar uma oficina para discussão e coprodução da cartilha com professoras da Educação Infantil. A metodologia trata-se de uma “pesquisa-ação”, que foi desenvolvida em duas etapas: a primeira delas visou identificar, na literatura científica nacional, materiais sobre educação e o cuidado da criança com diabetes no ambiente escolar e analisar os materiais educativos em relação à produção e conteúdo proposto, sendo desenvolvida por meio de uma revisão integrativa de literatura. Para coleta de dados, a pesquisa foi realizada na Biblioteca Virtual de Saúde, no Portal de Periódicos CAPES e na PubMed. A segunda etapa da pesquisa abarcou a criação de um material educativo (uma cartilha colaborativa), a apresentação desse material sobre Diabetes Mellitus às professoras através de uma oficina on-line e a finalização do material com as contribuições das professoras sendo coautoras da versão final da cartilha. O estudo constatou, a partir das análises realizadas através da revisão integrativa, a escassez da produção de materiais sobre Diabetes nas escolas e a falta de conteúdo sobre o tema Diabetes nas escolas, possibilitando a construção do recurso educativo a partir destas lacunas e a apresentação da cartilha às professoras através da oficina on-line que contribuiu para a aproximação da pesquisadora em relação ao universo escolar através da interação com estas professoras, favorecendo a troca de experiências; sendo a oficina considerada como um bom método de aprendizagem, com estímulo à reflexão e promoção de mudanças. A cartilha foi aprovada pelas participantes da oficina como um instrumento útil para colaborar no cuidado da criança com Diabetes Mellitus no ambiente escolar. A partir dessas ações, a pesquisa obteve como conclusões a necessidade de haver mudanças no cotidiano escolar, em que a saúde, o cuidado e a educação sejam temas e ações complementares, sem o distanciamento na prática; a importância de se pensar como propostas no currículo dos educadores a inclusão de conteúdos relativos à saúde, visando aprimorar o serviço prestado às crianças, levando em conta que a saúde deve ser entendida em sua dimensão ampliada, objetivando o desenvolvimento integral das crianças. |
Assunto: | Crianças - Cuidados médicos Crianças -- Acompanhamento terapêutico Diabetes .Diabetes nas crianças - Aspectos educacionais Promoção da saúde - Aspectos educacionais Enfermagem escolar Professores - Formação |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Instituição: | UFMG |
Departamento: | FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO |
Curso: | Programa de Pós-Graduação em Educação e Docência |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/48649 |
Data do documento: | 31-Out-2022 |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
EDUCAÇÃO E CUIDADO DA CRIANÇA COM DIABETES NA EDUCAÇÃO INFANTIL estado da arte e ação colaborativa entre professoras.pdf | 4.62 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.