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http://hdl.handle.net/1843/48671
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor1 | Carla Maline de Carvalho | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/3933641753932998 | pt_BR |
dc.creator | Elaine Andréia Gonçalves Moreira da Rocha | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-01-04T21:26:16Z | - |
dc.date.available | 2023-01-04T21:26:16Z | - |
dc.date.issued | 2015-06-20 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/48671 | - |
dc.description.resumo | Promover o ensino de ciências de forma contextualizada, significativa e dinâmica constitui um desafio ao professor. A escolha de recursos que auxiliem a efetivação do processo de ensino e aprendizagem a fim de alcançar os objetivos propostos pelo Projeto Político Pedagógico da escola é um aspecto relevante a ser considerado. Apoiando-se nessas ideias propomos uma visita ao Espaço Interativo de Ciências da Vida, localizado dentro do Museu de História Natural e Jardim Botânico da Universidade Federal de Minas Gerais com o intuito de oferecer a uma turma com 27 alunos, cursando o 4º ano do Ensino Fundamental, da rede pública de Belo Horizonte, espaços e experiências diversificadas que possam enriquecer seu processo de ensino e aprendizagem. O presente estudo pretendeu identificar se de fato, com base nos estudos dos autores pesquisados, o museu, por meio de seus recursos de mediação materiais e humanos, é capaz de potencializar a aprendizagem dos alunos no ensino de ciências acerca do tema sistema digestório humano, bem como, verificar se tal espaço motivou e instigou os educandos na busca de novos conhecimentos e na ampliação de conhecimentos científicos, além de promover o direito à cultura. Para tal proposição, realizamos atividades antes, durante e após a visita ao museu. Assim, com base na reflexão dos dados colhidos, pudemos verificar modificação nas concepções dos alunos, demonstrando indícios de uma influência do processo de ensino ao nível do desenvolvimento de conhecimentos científicos. Observamos o quanto os alunos avançaram ao descrever o trajeto do alimento no corpo, nomear os órgãos do sistema digestório e suas funções no processo de digestão. Tudo indica que muitos conseguiram estabelecer relações entre os conteúdos formais trabalhados na escola e os temas apresentados nas exposições do museu. Tal espaço demonstrou por meio de seus recursos de mediação materiais e humanos novas aprendizagens e ressignificação de temas em estudo na escola, além de ter contribuído para a motivação na busca de novos conhecimentos e acesso à cultura, enriquecendo a vivência dos alunos. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO | pt_BR |
dc.publisher.program | Curso de Especialização em Educação em Ciências Para Professores do Ensino Fundamental I | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/ | * |
dc.subject | Museu | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Ciências | pt_BR |
dc.title | O potencial da visita ao museu: uma estratégia metodológica para o ensino de Ciências nos anos iniciais do ensino fundamental acerca do tema sistema digestório humano | pt_BR |
dc.type | Monografia (especialização) | pt_BR |
Appears in Collections: | Especialização em Educação em Ciências |
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