Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/48672
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Tânia Aretuza Ambrizi Gebara | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8976489157503310 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Yone Maria Gonzaga | pt_BR |
dc.creator | Elândia dos Santos | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-01-04T21:34:04Z | - |
dc.date.available | 2023-01-04T21:34:04Z | - |
dc.date.issued | 2015-10-28 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/48672 | - |
dc.description.resumo | Este estudo buscou compreender se as práticas docentes que tratam da reeducação para as relações étnico-raciais, mapeadas na Unidade de Educação Infantil (UMEI) Curumins, contribuem, de fato, para a sistematização do Projeto Político Pedagógico ainda em desenvolvimento nesta instituição. Esta investigação objetivou, portanto, identificar e analisar as práticas docentes que tematizam a educação para as relações étnico-raciais e as possíveis contribuições das mesmas para o aprimoramento do Projeto Político Pedagógico da UMEI Curumins, unidade pertencente à Regional Norte do município de Belo Horizonte. Para alcançar o objetivo proposto optou-se por uma abordagem qualitativa, considerando discussões acerca da questão racial ao percorrer as bibliografias que sustentam o estudo. Também foram instrumentos desta pesquisa: a observação participante (registradas em diário de campo), conversas informais com as docentes, questionários e o plano de ação desenvolvido, sendo que este último foi direcionado em duas linhas, uma a partir da analise dos dados do questionário e das observações e outra considerando o projeto “Território Negro” que já estava em andamento na UMEI. A investigação foi desenvolvida contando com a participação de 5 (cinco) profissionais da UMEI e realizado com crianças de 5 (cinco) anos. Concluiu-se que existem atividades englobando a temática do estudo acontecendo na instituição, e embora este trabalho seja pautado quase que exclusivamente no projeto “Território Negro”, percebe-se que as participantes demonstraram interesse e dão a devida importância à educação para as relações étnico-raciais conforme previsto pela lei n. 10.639/03. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO | pt_BR |
dc.publisher.program | Curso de Especialização em Docência na Educação Infantil | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/ | * |
dc.subject | Reeducação para as relações étnico-Raciais | pt_BR |
dc.subject | Educação infantil | pt_BR |
dc.subject | Projeto Político Pedagógico | pt_BR |
dc.subject | Práticas docentes | pt_BR |
dc.title | Reeducação para as relações étnico-raciais: um estudo sobre as práticas docentes desenvolvidas na unidade municipal de educação infantil Curumins e suas possíveis contribuições para a sistematização do Projeto Político Pedagógico | pt_BR |
dc.type | Monografia (especialização) | pt_BR |
Appears in Collections: | Especialização em Docência na Educação Infantil |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
monografia - Elândia dos Santos 2 (2).pdf | 802.7 kB | Adobe PDF | View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License