Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/48679
Tipo: Monografia (especialização)
Título: Ensino de astronomia na perspectiva investigativa - uma abordagem crítica às propostas de livros didáticos
Autor(es): Paulo Roberto Valente
Primeiro Orientador: Árjuna Casteli Panzera
Resumo: O trabalho intitulado “Ensino de Astronomia na perspectiva investigativa – uma abordagem crítica às propostas de livros didáticos” tem como objetivo analisar como os conteúdos de Astronomia, especificamente "as estações do ano", contidos em livros didáticos podem ser traduzidos em sala de aula, de modo a torná-los de cunho investigativo. Esta abordagem se insere no contexto do ensino investigativo como prática inovadora e criativa, buscando compreender como os sujeitos podem intervir na realidade na busca de novos patamares, como a emancipação social do cidadão crítico, criativo e participativo, que diante das possibilidades, busca de forma sustentável, a transformação. Para o andamento das atividades foi desenvolvido uma sequência didática para o ensino do tema "Estações do ano", objetivando proporcionar aos estudantes uma visão global dos conteúdos envolvidos, bem como estabelecer uma relação entre o saber científico e o saber cotidiano. Foram utilizadas várias modalidades didáticas, problematização, vídeo, projeção de slides, textos, modelos, entre outras, na tentativa de se atender às diferenças individuais dos estudantes. Este estudo ainda pretendeu discutir as dificuldades encontradas por professores do ensino fundamental em ministrar os temas relacionados à Astronomia na sua prática em sala de aula, abordando uma possível relação entre os erros conceituais no ensino de Astronomia encontrados em livros didáticos e as concepções prévias de estudantes e professores. Os resultados indicam que a sequência didática favoreceu os processos de ensino e aprendizagem. As produções dos estudantes revelaram ainda que as atividades propostas tiveram diferentes níveis de significância para os mesmos.
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO
Curso: Curso de Especialização em Educação em Ciências
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/48679
Data do documento: 6-Dez-2014
Aparece nas coleções:Especialização em Educação em Ciências

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Monografia Paulo R Valente 2014 Final (1).pdf1.42 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons