Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/48687
Type: Monografia (especialização)
Title: Desenvolvimento de atividades investigativas para a conscientização da sustentabilidade no contexto escolar
Authors: Hévila Pereira de Almeida
First Advisor: Janice Henriques da Silva Amaral
Abstract: A educação é a chave para o mundo melhor de amanhã, pois somente ela tem a capacidade de colocar valores e mudanças de hábitos no indivíduo e na sociedade. Baseado neste conceito que foi implantado o assunto sustentabilidade, como tema transversal nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs), para ser trabalhado no ensino fundamental. Um assunto de tamanha importância deve ser apresentado ao aluno de forma impactante que mobilize uma mudança de hábito e valores. Embora o assunto sobre sustentabilidade já esteja implantado há quase duas décadas, é notório e já muito bem divulgado que, a cada ano, atividades que causam impactos negativos ao meio ambiente têm crescido bastante. Portanto, percebe-se a necessidade de repassar a ideia da sustentabilidade com uma metodologia de ensino-aprendizagem mais eficiente. Estudos já comprovaram que, por meio da utilização de atividades experimentais investigativas, o educador pode incentivar o aluno a participar efetivamente do processo de construção do conhecimento. Desta forma, o objetivo deste trabalho foi promover a conscientização sobre sustentabilidade no contexto escolar, por meio de atividades experimentais investigativas. Trata-se de um estudo observacional e descritivo. Participaram do estudo 45alunos do 9º ano do ensino fundamental de uma escola estadual de Município de São Francisco no Norte de Minas Gerais. As atividades foram realizadas durante as aulas de Ciências. Inicialmente, aplicou-se um questionário com o intuito de conhecer um pouco o perfil do público alvo e o conhecimento prévio sobre o tema.Em seguida foi elaborado um plano de atividades, com caráter investigativo, sobre o tema sustentabilidade. Durante todo o processo foi registradoem “diário de campo”, as falas, comentários e observações nos diversos momentos. A intervenção do professor aplicador possibilitou problematizar as questões ambientais no âmbito da escola e da cidade, além de instigar sobre a realidade socioambiental da comunidade onde vivem. Dentre os resultados alcançados, o mais importante foi a iniciativa dos alunos em procurar algoque promova a sustentabilidade nos problemas observados na sociedade, pois permitiu que eles mesmo investigassem e procurassempossibilidades de solução. As ideias foram várias, dentre elas as mais importantes foram a reciclagem do papel, o uso de sacolas de compras, a produção de sabão com gorduras saturadas, o despertar da cultura de cultivar plantas medicinais e a arborização dos bairros. Concluiu-se que os alunos conduziram com boa autonomia e desempenho as discussões em grupo e que o plano de atividades investigativas aplicado neste estudo contribuiu para a promoção da conscientização sobre o tema sustentabilidade.
Abstract: Education is the key to a better world tomorrow, because only it has the ability to put values and habits of changes in the individual and in society. Based on this concept that it was implemented sustainability as cross-cutting theme in the National Curriculum Parameters (PCNs ) , to be worked in elementary schoolA matter of such importance should be presented to the student impactful way to mobilize a change of habits and values. Although the subject of sustainability is already in place for almost two decades, it is well known and already well publicized that , every year , activities that cause negative impacts to the environment have grown enough.Therefore , we see the need to pass on the idea of sustainability with a more efficient teaching- learning methodology . Studies have proven that through the use of investigative experimental activities , the teacher can encourage students to participate effectively in the knowledge construction process. Thus, the objective was to promote awareness of sustainability in schools, through investigative experimental activities . This is an observational and descriptive study . The study included 45 students 9th grade of elementary education at a state school in the city of San Francisco in the north of Minas Gerais The activities were carried out during science classes .Initially , we applied a questionnaire in order to know a little the target group and prior knowledge about the subject. Subsequently, has produced a business plan with an investigative character on the theme of sustainability. During the whole process was recorded in " diary " speeches , comments and observations at different times . The intervention of the applicator teacher enabled discuss environmental issues within the school and the city , as well as instigating on the environmental reality of the community where they liveAmong the results achieved, the most important was the students' initiative to seek something that promotes sustainability in the problems observed in society as it allowed them to even investigate and seek the solution , which was not unheard of in science nor technology but got awareness and awareness seeing the problems more closely . The ideas were several, among them the most important were the recycling of paper, the use of shopping bags, soap production with saturated fats , the cultural awakening of cultivating medicinal plants and trees of the neighborhoods .It was concluded that the students conducted with good autonomy and performance group discussions and to raise hypotheses and that the investigative activity plan applied in this study has contributed to promoting awareness of the sustainability issue.
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO
metadata.dc.publisher.program: Curso de Especialização em Educação em Ciências
Rights: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/48687
Issue Date: 2-Jul-2016
Appears in Collections:Especialização em Educação em Ciências

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
tcc Enci Ufmg 2016.pdf5.04 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons