Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/48698
Tipo: Monografia (especialização)
Título: Abordagem do ensino do funcionamento do motor elétrico através da história da ciência e CTS
Autor(es): Mariana Ferreira Assunção Gontijo
primer Tutor: Marcos Moraes Calazans
primer Co-tutor: Márcio Silva
Resumen: O tema central deste estudo é a energia elétrica. Parte-se do pressuposto que a compreensão de aspectos a história da ciência, aliada a um processo investigativo e com aulas práticas é fundamental para que o aluno compreenda como este tipo de energia é importante em seu contexto e valorize as descobertas feitas a partir a observação como agente que move a ciência. O objetivo foi investigar a relação entre aspectos da história da ciência, através de uma abordagem investigativa com enfoque em CTS, e sua contribuição para o ensino-aprendizagem do funcionamento do motor elétrico para alunos do terceiro ano do Ensino Médio. O método utilizado no trabalho consistiu no desenvolvimento de uma sequência didática sobre história da energia elétrica com 24 alunos do 3º ano do ensino médio de uma escola pública estadual do município de Moema/MG. Após o desenvolvimento da sequência didática com aplicação de questionário, apresentação de vídeo aulas, apresentação de trabalhos em grupo pelos alunos, desenvolvimento de aula prática e debate, pode-se perceber que os alunos construíram conhecimentos significativos sobre a energia elétrica compreendendo que houve um percurso de descobertas que contribuíram para a melhoria da qualidade de vida na execução das atividades diárias, com o desenvolvimento de uma série de equipamentos que funcionam a base de energia elétrica. Conclui-se que a abordagem do tema energia elétrica baseando-se na história da ciência auxilia os alunos na construção de conhecimentos que permitem a estes ter uma visão global do assunto tratado e como este está presente em seu dia a dia.
Abstract: The central theme of this study is the electricity. a part on the assumption that the understanding of aspects of the history of science, combined with an investigative process and practical classes is essential for the student to understand how this type of energy is important in their context and values the findings from the observation as an agent that moves science. The objective was to investigate the relationship between aspects of the history of science through an investigative approach focusing on CTS, and its contribution to the teaching and learning of the electric motor run for students of the third year of high school. The method used in the work was the development of a teaching sequence on the history of electricity with 24 students of the 3rd year of high school in a public school in the city of Moema/MG. After the development of the didactic sequence questionnaire, video lessons presentation, presentation of group work by the students, development of practical class and debate, one can see that the students have built significant knowledge about electricity understanding that there was a route discoveries that have contributed to improving the quality of life in the performance of daily activities, with the development of a range of equipment that operate the power base. It was concluded that the approach to the theme electricity based on the history of science helps students to build knowledge that allow these to have an overview of the subject and how it is present in your day to day.
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Departamento: FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO
Curso: Curso de Especialização em Educação em Ciências
Tipo de acceso: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/48698
Fecha del documento: 19-ago-2016
Aparece en las colecciones:Especialização em Educação em Ciências

archivos asociados a este elemento:
archivo Descripción TamañoFormato 
Monografia mariana final.pdf1.46 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este elemento está licenciado bajo una Licencia Creative Commons Creative Commons