Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/48702
Tipo: Monografia (especialização)
Título: Gestão da qualidade: padronização do processo de expedição de diplomas no Centro de Pós-Graduação da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais
Autor(es): Caroline Alves de Menezes
Primeiro Orientador: Magda Auxiliadora dos Santos Barbosa Bastos
Primeiro membro da banca : Cleide Rodrigues
Segundo membro da banca: Antônia Vitória Soares Aranha
Resumo: Este trabalho tem por objetivo propor melhorias no processo de expedição de diplomas do Centro de Pós-Graduação da Faculdade de Medicina por meio da Gestão da Qualidade. É importante destacar que é necessária a adequação dos modelos de gestão dos serviços públicos às exigências da atualidade, processo que não somente requer a excelência em relação à prestação de serviços, mas também eficiência e eficácia da máquina pública. Esse fenômeno tem crescido e é contemplado na história da evolução dos modelos de Gestão Pública além de ser uma tendência cada vez mais consolidada. Dessa forma, implantar a Gestão da Qualidade implica o uso de uma ferramenta para rever e adequar o processo de expedição de diplomas ao novo modelo de gestão pública, o gerencial. Diante disso, torna-se importante direcionar o foco deste estudo à padronização de tarefas, que terá como uma de suas bases a experiência e conhecimentos tácitos adquiridos pela autora, ao longo de vários anos de serviço prestado, em instituição privada. No que se diz respeito à metodologia, trata-se de pesquisa aplicada, exploratória e estudo de caso; para a coleta de dados será utilizada a observação do pesquisador e a pesquisa ação. Para a implantação do projeto na sua totalidade, não haverá nenhum custo financeiro à instituição, talvez, o desprendimento de horas extras por parte dos envolvidos. Por fim, espera-se que esse projeto de intervenção possa contribuir para que a Universidade Federal de Minas Gerais possa aprimorar o seu processo de expedição de diplomas e, consequentemente, se adequar ao novo modelo de gestão pública.
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO
Curso: Curso de Especialização em Gestão de Instituiçoes Federais de Educação Superior
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/48702
Data do documento: 5-Abr-2018
Aparece nas coleções:Especialização em Gestão de Instituições Federais de Educação Superior

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Gifes TCC Caroline Alves de Menezes .pdf1.23 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons