Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/48710
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Conceição Clarete Xavier Travalhapt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3744837843705803pt_BR
dc.contributor.advisor2André de Carvalho Bandeira Mendespt_BR
dc.creatorEliane Kelli Gaudênciopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3745904491543817pt_BR
dc.date.accessioned2023-01-05T11:53:59Z-
dc.date.available2023-01-05T11:53:59Z-
dc.date.issued2018-06-20-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/48710-
dc.description.resumoO presente estudo trata de uma proposta que possibilite o acolhimento de alunos da Pós Graduação em Matemática, que apresentem quadro de sofrimento mental, talvez em decorrência de desafios de ordem pessoal, social, econômica, financeira e cultural. Pretende se a abertura de um espaço de escuta para o sofrimento do corpo discente, possibilitando o acolhimento das queixas. Para alcançar esse objetivo é elaborada uma proposta de intervenção envolvendo os três segmentos da UFMG: docentes, discentes e técnicos administrativos, para juntos proporem formas de enfrentamento, conexões com serviços de assistência, escutas, enfim alguma forma de apoio aos estudantes. Este será um espaço onde as ações poderão ser articuladas com os diversos atores institucionais da Universidade. Assim, tenta-se evitar perdas de potenciais profissionais e pesquisadores e, acima de tudo, dá devida atenção a esse contexto preocupante de transtorno emocional. Esta perspectiva de trabalho é consonante com as atuais práticas organizacionais e embasada em atividades em curso, usa-se um referencial teórico que prescreve o trabalho em rede com o protagonismo dos vários participantes da instituição, com foco no desenvolvimento e na saúde.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃOpt_BR
dc.publisher.programCurso de Especialização em Gestão de Instituiçoes Federais de Educação Superiorpt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/*
dc.subjectAlunos de Pós-Graduaçãopt_BR
dc.subjectSaúde mentalpt_BR
dc.subjectProjeto de acolhimentopt_BR
dc.titlePós-Graduação em Matemática: uma proposta de intervenção e acolhimento aos alunos com sofrimento mentalpt_BR
dc.typeMonografia (especialização)pt_BR
Appears in Collections:Especialização em Gestão de Instituições Federais de Educação Superior

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Gifes TCC Eliane Gaudencio.pdf538.25 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons