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http://hdl.handle.net/1843/48714
Tipo: | Monografia (especialização) |
Título: | Implantação de ferramentas de gestão de projetos e padronização de processos de trabalho |
Autor(es): | Ítalo Rodrigues Pacheco |
Primeiro Orientador: | Magda Auxiliadora dos Santos Barbosa Bastos |
Primeiro membro da banca : | André de Carvalho Bandeira Mendes |
Segundo membro da banca: | Eucídio Pimenta Arruda |
Resumo: | O Departamento de Planejamento e Projetos, vinculado à Pró-Reitoria de Administração da Universidade Federal de Minas Gerais, é o objeto de estudo desse projeto de intervenção. Atualmente, o departamento passa por desafios inerentes à realidade enfrentada pelo setor da construção civil, decorrentes da situação política e econômica do país, e por desafios advindos da estrutura organizacional e de gestão do departamento. O principal problema identificado pelos servidores é a ausência de padrões e de sistemas de organização e qualidade que possam nortear as formas de trabalho no departamento, prejudicando assim a etapa projetual e podendo ocasionar graves consequências para o processo construtivo final. Com a expectativa de alcançar melhor qualidade nos serviços prestados pelo departamento, através da organização e padronização de processos e demandas, este estudo propõe a implantação e efetivação de ferramentas que auxiliem na melhoria da qualidade das tarefas efetuadas, propiciando transparência no encaminhamento das demandas, melhoria na qualidade dos serviços prestados e agilidade na consecução das tarefas. Sendo assim, apresenta-se a seguinte pergunta como norteadora deste projeto: como melhorar a organização, a divulgação e o acompanhamento dos serviços oferecidos pelo Departamento de Planejamento e Projetos da UFMG? Como conclusão, chegou-se ao entendimento de que a implantação de um sistema de gestão de demandas informatizado seria o ideal para se alcançar a qualidade pretendida nos serviços prestados pelo departamento. Este estudo se justifica pela necessidade de se organizar o ambiente de trabalho do respectivo departamento, implantando e efetivando ferramentas que auxiliem na melhoria da qualidade das tarefas efetuadas. Quanto à metodologia, o presente trabalho constitui-se de pesquisa-ação, por meio de estudo de caso, buscando-se, após implantação, realizar uma pesquisa qualitativa. |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Instituição: | UFMG |
Departamento: | FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO |
Curso: | Curso de Especialização em Gestão de Instituiçoes Federais de Educação Superior |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
metadata.dc.rights.uri: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/ |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/48714 |
Data do documento: | 5-Abr-2018 |
Aparece nas coleções: | Especialização em Gestão de Instituições Federais de Educação Superior |
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