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Tipo: Monografia (especialização)
Título: Implantação de ferramentas de gestão de projetos e padronização de processos de trabalho
Autor(es): Ítalo Rodrigues Pacheco
Primeiro Orientador: Magda Auxiliadora dos Santos Barbosa Bastos
Primeiro membro da banca : André de Carvalho Bandeira Mendes
Segundo membro da banca: Eucídio Pimenta Arruda
Resumo: O Departamento de Planejamento e Projetos, vinculado à Pró-Reitoria de Administração da Universidade Federal de Minas Gerais, é o objeto de estudo desse projeto de intervenção. Atualmente, o departamento passa por desafios inerentes à realidade enfrentada pelo setor da construção civil, decorrentes da situação política e econômica do país, e por desafios advindos da estrutura organizacional e de gestão do departamento. O principal problema identificado pelos servidores é a ausência de padrões e de sistemas de organização e qualidade que possam nortear as formas de trabalho no departamento, prejudicando assim a etapa projetual e podendo ocasionar graves consequências para o processo construtivo final. Com a expectativa de alcançar melhor qualidade nos serviços prestados pelo departamento, através da organização e padronização de processos e demandas, este estudo propõe a implantação e efetivação de ferramentas que auxiliem na melhoria da qualidade das tarefas efetuadas, propiciando transparência no encaminhamento das demandas, melhoria na qualidade dos serviços prestados e agilidade na consecução das tarefas. Sendo assim, apresenta-se a seguinte pergunta como norteadora deste projeto: como melhorar a organização, a divulgação e o acompanhamento dos serviços oferecidos pelo Departamento de Planejamento e Projetos da UFMG? Como conclusão, chegou-se ao entendimento de que a implantação de um sistema de gestão de demandas informatizado seria o ideal para se alcançar a qualidade pretendida nos serviços prestados pelo departamento. Este estudo se justifica pela necessidade de se organizar o ambiente de trabalho do respectivo departamento, implantando e efetivando ferramentas que auxiliem na melhoria da qualidade das tarefas efetuadas. Quanto à metodologia, o presente trabalho constitui-se de pesquisa-ação, por meio de estudo de caso, buscando-se, após implantação, realizar uma pesquisa qualitativa.
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO
Curso: Curso de Especialização em Gestão de Instituiçoes Federais de Educação Superior
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/48714
Data do documento: 5-Abr-2018
Aparece nas coleções:Especialização em Gestão de Instituições Federais de Educação Superior

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