Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/1843/48719
Tipo: | Monografia (especialização) |
Título: | Reestruturação do processo de matricula em disciplina isolada no Centro de Pós-Graduação da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG |
Autor(es): | Luciene Vieira da Silva |
Primeiro Orientador: | Ricardo Viana Velloso |
Resumo: | Este projeto de intervenção tem por objetivo fornecer elementos para a reestruturação do processo de matricula em disciplina isolada do Centro de Pós Graduação da Faculdade de Medicina – UFMG, propondo o aprimoramento do processo que, atualmente, é presencial, com adoção de procedimentos para inscrição online, de forma a proporcionar aos usuários agilidade, comodidade, acessibilidade e transparência. Para tal fim, apresenta-se um referencial teórico que contempla a Administração Pública e os elementos da administração clássica, pessoa, processos e tecnologia, elementos fundamentais para elaboração do plano de ação. No tocante à metodologia, trata-se de uma pesquisa-ação, voltada à resolução de problema, mediante intervenção, enquanto futuro plano de ação caracteriza-se como pesquisa qualitativa, tendo em vista como principais meios de coleta de dados a apreciação de documentos e a interação social. Quanto ao orçamento, propõe um projeto de baixo custo tendo em vista que serão utilizados os recursos humanos e infraestrutura departamental existente. Espera-se que, com a reestruturação do processo de matricula em disciplina isolada por meio da adoção de procedimentos online, possa contribuir para melhorar organização do trabalho, estabelecer uma comunicação institucional mais assertiva e eficiente e satisfação das necessidades dos usuários externos. Por fim, acredita-se que a proposta será concretizada mediante construção coletiva, com a interação e interrelação da equipe de trabalho, devido à introdução de novas práticas de gestão e padronização dos procedimentos, de forma a promover a colaboração e o trabalho em equipe. Espera se que, ao ser implantado, o plano de ação contribua para reflexões em prol de possíveis caminhos que possibilitem alcançar a melhoria continua do processo, favorecendo a efetividade organizacional. |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Instituição: | UFMG |
Departamento: | FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO |
Curso: | Curso de Especialização em Gestão de Instituiçoes Federais de Educação Superior |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
metadata.dc.rights.uri: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/ |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/48719 |
Data do documento: | 5-Abr-2018 |
Aparece nas coleções: | Especialização em Gestão de Instituições Federais de Educação Superior |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Gifes TCC Luciene Vieira da Silva .pdf | 279.28 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons