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dc.contributor.advisor1André de Carvalho Bandeira Mendespt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6774156491106377pt_BR
dc.creatorPaula Botelho Macielpt_BR
dc.date.accessioned2023-01-05T12:27:26Z-
dc.date.available2023-01-05T12:27:26Z-
dc.date.issued2018-04-05-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/48721-
dc.description.resumoEste estudo consiste na elaboração de um plano de intervenção, a partir da análise dos pedidos de trancamentos totais dos alunos de graduação da Faculdade de Ciências Econômicas com base na saúde mental dos mesmos. A Seção de Ensino da Faculdade de Ciências Econômicas da Universidade Federal de Minas Gerais é o primordial setor de atendimento do corpo discente, sendo, desse modo, responsável pela guarda de todas as informações acadêmicas dos alunos da FACE desde o ingresso dos mesmos na UFMG até a conclusão do curso de graduação. Procura-se usar a ocorrência das solicitações de trancamentos totais dos alunos acometidos por Transtornos Mentais e Comportamentais como parâmetro para as ações de atenção ao corpo discente. O levantamento dos dados foi realizado através de observação de campo, reuniões com os demais setores da Faculdade envolvidos com o atendimento ao aluno e através de consulta e análise dos motivos que levam um discente a solicitar o trancamento total do curso de graduação. A metodologia utilizada foi o estudo de caso através a leitura cuidadosa das justificativas apresentadas pelos discentes ao solicitarem o trancamento total do curso como também a escuta dos diversos relatos dos problemas enfrentados pelos alunos ao longo de sua vida acadêmica. O estudo de caso subsidiará as intervenções a serem realizadas por meio da pesquisa-ação. Na análise documental foi realizada a análise dos motivos para os casos de tranca mentos totais relacionados aos transtornos mentais e comportamentais dos alunos. Recorreu-se também ao referencial teórico acerca dos transtornos mentais enfrenta dos pelos jovens nos dias de hoje com o uso de informações midiáticas disponíveis na imprensa. Ao analisar os dados levantados e tendo como embasamento o referen cial teórico, é notada a possibilidade de prestar um atendimento mais individualizado e acolhedor aos discentes da FACE que apresentam algum problema emocional e até de convívio com a comunidade acadêmica ao longo da vida acadêmica do aluno. Assim é objetivada a implementação de um local institucional de escuta qualificada e apoio aos alunos da Unidade em estudo.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃOpt_BR
dc.publisher.programCurso de Especialização em Gestão de Instituiçoes Federais de Educação Superiorpt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Portugal*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/*
dc.subjectSaúde mental do estudante universitáriopt_BR
dc.subjectAtendimento diferenciadopt_BR
dc.subjectSeção de Ensinopt_BR
dc.titleA saúde mental do estudante universitário na FACE/UFMG: um estudo de casopt_BR
dc.typeMonografia (especialização)pt_BR
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