Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/48805
Tipo: Tese
Título: Escrevivências amefricanas de estudantes universitários (as) negros (as) que ingressaram a partir de políticas afirmativas : o caso da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG/Brasil) e da Universidad Pedagógica Nacional (UPN/Colômbia)
Autor(es): Liliane Souza e Silva
primer Tutor: Luiz Alberto Oliveira Gonçalves
primer miembro del tribunal : Natalino Neves da Silva
Segundo miembro del tribunal: Lyda Gonzalez Orjuela
Tercer miembro del tribunal: Erisvaldo Pereira dos Santos
Cuarto miembro del tribunal: Rogerio Correa da Silva
Resumen: A proposta central deste trabalho é a realização de estudos de casos com relatos de experiências sociais sobre a inclusão e a permanência de estudantes autodeclarados negros e ingressantes, por meio de políticas de ações afirmativas, na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) no Brasil, e na Universidad Pedagógica Nacional, na Colômbia. O estudo parte da perspectiva teórica da sociologia da experiência social de François Dubet (1994) e do conceito de provas/provações de Danilo Martucelli (2006; 2007), para, tanto na Colômbia quanto no Brasil, apresentar os desafios impostos às políticas de ações afirmativas durante a execução dos principais eixos, a saber: o acesso, os suportes e a permanência de estudantes que ingressam nas universidades públicas, por meio da reserva de cotas para indivíduos autodeclarados negros. Metodologicamente, o trabalho seguiu dois modelos. Um deles pauta-se em coleta de dados, realizada por meio de narrativas escritas por estudantes. Inspirando-nos na escritora Conceição Evaristo, propomos a substituição das tradicionais entrevistas narrativas pelo procedimento que a célebre autora denominou de “escrevivências”. No lugar de criarmos um roteiro de perguntas para serem narradas pelos nossos parceiros/as de pesquisa, apostamos na criatividade deles, deixando que eles criassem os próprios roteiros, para narrarem as experiências sociais, incluindo desafios e descobertas interativas no contexto universitário. Por sua vez, metodologia de análise dos dados produzidos pelos/as parceiros/as de pesquisa, optamos por analisar o discurso manifesto nas escritas, partindo do pressuposto de que os sujeitos são protagonistas das próprias experiências, capazes de fazer uma reflexão crítica sobre as vivências deles no contexto universitário e sobre a própria política de ação afirmativa nos contextos históricos. O trabalho busca, também, reconstruir, brevemente, a história de implantação das políticas de ações afirmativas no ensino superior, no Brasil e na Colômbia, mais precisamente, nas duas universidades supracitadas.
Asunto: Universidade Federal de Minas Gerais - Relações raciais
Universidade Federal de Minas Gerais - Relações étnicas
Universidad Pedagógica Nacional (Colômbia)
Educação
Estudantes negros - Narrativas pessoais
Estudantes negros - Políticas públicas
Estudantes negros - Direito à educação
Ensino superior - Relações raciais
Ensino superior - Políticas públicas
Universidades e faculdades - Políticas públicas
Estudantes universitários - Programas de ação afirmativa
Inclusão em educação
Sociologia educacional
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Departamento: FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO
Curso: Programa de Pós-Graduação em Educação - Conhecimento e Inclusão Social
Tipo de acceso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/48805
Fecha del documento: 30-jun-2022
Aparece en las colecciones:Teses de Doutorado

archivos asociados a este elemento:
archivo Descripción TamañoFormato 
Tese final com ficha catalográfica e folha de aprovação.pdf2.94 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.