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http://hdl.handle.net/1843/48805
Tipo: | Tese |
Título: | Escrevivências amefricanas de estudantes universitários (as) negros (as) que ingressaram a partir de políticas afirmativas : o caso da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG/Brasil) e da Universidad Pedagógica Nacional (UPN/Colômbia) |
Autor(es): | Liliane Souza e Silva |
primer Tutor: | Luiz Alberto Oliveira Gonçalves |
primer miembro del tribunal : | Natalino Neves da Silva |
Segundo miembro del tribunal: | Lyda Gonzalez Orjuela |
Tercer miembro del tribunal: | Erisvaldo Pereira dos Santos |
Cuarto miembro del tribunal: | Rogerio Correa da Silva |
Resumen: | A proposta central deste trabalho é a realização de estudos de casos com relatos de experiências sociais sobre a inclusão e a permanência de estudantes autodeclarados negros e ingressantes, por meio de políticas de ações afirmativas, na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) no Brasil, e na Universidad Pedagógica Nacional, na Colômbia. O estudo parte da perspectiva teórica da sociologia da experiência social de François Dubet (1994) e do conceito de provas/provações de Danilo Martucelli (2006; 2007), para, tanto na Colômbia quanto no Brasil, apresentar os desafios impostos às políticas de ações afirmativas durante a execução dos principais eixos, a saber: o acesso, os suportes e a permanência de estudantes que ingressam nas universidades públicas, por meio da reserva de cotas para indivíduos autodeclarados negros. Metodologicamente, o trabalho seguiu dois modelos. Um deles pauta-se em coleta de dados, realizada por meio de narrativas escritas por estudantes. Inspirando-nos na escritora Conceição Evaristo, propomos a substituição das tradicionais entrevistas narrativas pelo procedimento que a célebre autora denominou de “escrevivências”. No lugar de criarmos um roteiro de perguntas para serem narradas pelos nossos parceiros/as de pesquisa, apostamos na criatividade deles, deixando que eles criassem os próprios roteiros, para narrarem as experiências sociais, incluindo desafios e descobertas interativas no contexto universitário. Por sua vez, metodologia de análise dos dados produzidos pelos/as parceiros/as de pesquisa, optamos por analisar o discurso manifesto nas escritas, partindo do pressuposto de que os sujeitos são protagonistas das próprias experiências, capazes de fazer uma reflexão crítica sobre as vivências deles no contexto universitário e sobre a própria política de ação afirmativa nos contextos históricos. O trabalho busca, também, reconstruir, brevemente, a história de implantação das políticas de ações afirmativas no ensino superior, no Brasil e na Colômbia, mais precisamente, nas duas universidades supracitadas. |
Asunto: | Universidade Federal de Minas Gerais - Relações raciais Universidade Federal de Minas Gerais - Relações étnicas Universidad Pedagógica Nacional (Colômbia) Educação Estudantes negros - Narrativas pessoais Estudantes negros - Políticas públicas Estudantes negros - Direito à educação Ensino superior - Relações raciais Ensino superior - Políticas públicas Universidades e faculdades - Políticas públicas Estudantes universitários - Programas de ação afirmativa Inclusão em educação Sociologia educacional |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Institución: | UFMG |
Departamento: | FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO |
Curso: | Programa de Pós-Graduação em Educação - Conhecimento e Inclusão Social |
Tipo de acceso: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/48805 |
Fecha del documento: | 30-jun-2022 |
Aparece en las colecciones: | Teses de Doutorado |
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