Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/48805
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Luiz Alberto Oliveira Gonçalves | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5887145600907673 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Natalino Neves da Silva | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Lyda Gonzalez Orjuela | pt_BR |
dc.contributor.referee3 | Erisvaldo Pereira dos Santos | pt_BR |
dc.contributor.referee4 | Rogerio Correa da Silva | pt_BR |
dc.creator | Liliane Souza e Silva | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/4541184993365558 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-01-10T11:21:26Z | - |
dc.date.available | 2023-01-10T11:21:26Z | - |
dc.date.issued | 2022-06-30 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/48805 | - |
dc.description.resumo | A proposta central deste trabalho é a realização de estudos de casos com relatos de experiências sociais sobre a inclusão e a permanência de estudantes autodeclarados negros e ingressantes, por meio de políticas de ações afirmativas, na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) no Brasil, e na Universidad Pedagógica Nacional, na Colômbia. O estudo parte da perspectiva teórica da sociologia da experiência social de François Dubet (1994) e do conceito de provas/provações de Danilo Martucelli (2006; 2007), para, tanto na Colômbia quanto no Brasil, apresentar os desafios impostos às políticas de ações afirmativas durante a execução dos principais eixos, a saber: o acesso, os suportes e a permanência de estudantes que ingressam nas universidades públicas, por meio da reserva de cotas para indivíduos autodeclarados negros. Metodologicamente, o trabalho seguiu dois modelos. Um deles pauta-se em coleta de dados, realizada por meio de narrativas escritas por estudantes. Inspirando-nos na escritora Conceição Evaristo, propomos a substituição das tradicionais entrevistas narrativas pelo procedimento que a célebre autora denominou de “escrevivências”. No lugar de criarmos um roteiro de perguntas para serem narradas pelos nossos parceiros/as de pesquisa, apostamos na criatividade deles, deixando que eles criassem os próprios roteiros, para narrarem as experiências sociais, incluindo desafios e descobertas interativas no contexto universitário. Por sua vez, metodologia de análise dos dados produzidos pelos/as parceiros/as de pesquisa, optamos por analisar o discurso manifesto nas escritas, partindo do pressuposto de que os sujeitos são protagonistas das próprias experiências, capazes de fazer uma reflexão crítica sobre as vivências deles no contexto universitário e sobre a própria política de ação afirmativa nos contextos históricos. O trabalho busca, também, reconstruir, brevemente, a história de implantação das políticas de ações afirmativas no ensino superior, no Brasil e na Colômbia, mais precisamente, nas duas universidades supracitadas. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | FAPEMIG - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação - Conhecimento e Inclusão Social | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Políticas de ações afirmativas | pt_BR |
dc.subject | Experiências sociais | pt_BR |
dc.subject | Pesquisa narrativa autobiográfica | pt_BR |
dc.subject | Escrevivências | pt_BR |
dc.subject.other | Universidade Federal de Minas Gerais - Relações raciais | pt_BR |
dc.subject.other | Universidade Federal de Minas Gerais - Relações étnicas | pt_BR |
dc.subject.other | Universidad Pedagógica Nacional (Colômbia) | pt_BR |
dc.subject.other | Educação | pt_BR |
dc.subject.other | Estudantes negros - Narrativas pessoais | pt_BR |
dc.subject.other | Estudantes negros - Políticas públicas | pt_BR |
dc.subject.other | Estudantes negros - Direito à educação | pt_BR |
dc.subject.other | Ensino superior - Relações raciais | pt_BR |
dc.subject.other | Ensino superior - Políticas públicas | pt_BR |
dc.subject.other | Universidades e faculdades - Políticas públicas | pt_BR |
dc.subject.other | Estudantes universitários - Programas de ação afirmativa | pt_BR |
dc.subject.other | Inclusão em educação | pt_BR |
dc.subject.other | Sociologia educacional | pt_BR |
dc.title | Escrevivências amefricanas de estudantes universitários (as) negros (as) que ingressaram a partir de políticas afirmativas : o caso da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG/Brasil) e da Universidad Pedagógica Nacional (UPN/Colômbia) | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
Appears in Collections: | Teses de Doutorado |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Tese final com ficha catalográfica e folha de aprovação.pdf | 2.94 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.