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dc.contributor.advisor1Luiz Alberto Oliveira Gonçalvespt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5887145600907673pt_BR
dc.contributor.referee1Natalino Neves da Silvapt_BR
dc.contributor.referee2Lyda Gonzalez Orjuelapt_BR
dc.contributor.referee3Erisvaldo Pereira dos Santospt_BR
dc.contributor.referee4Rogerio Correa da Silvapt_BR
dc.creatorLiliane Souza e Silvapt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4541184993365558pt_BR
dc.date.accessioned2023-01-10T11:21:26Z-
dc.date.available2023-01-10T11:21:26Z-
dc.date.issued2022-06-30-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/48805-
dc.description.resumoA proposta central deste trabalho é a realização de estudos de casos com relatos de experiências sociais sobre a inclusão e a permanência de estudantes autodeclarados negros e ingressantes, por meio de políticas de ações afirmativas, na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) no Brasil, e na Universidad Pedagógica Nacional, na Colômbia. O estudo parte da perspectiva teórica da sociologia da experiência social de François Dubet (1994) e do conceito de provas/provações de Danilo Martucelli (2006; 2007), para, tanto na Colômbia quanto no Brasil, apresentar os desafios impostos às políticas de ações afirmativas durante a execução dos principais eixos, a saber: o acesso, os suportes e a permanência de estudantes que ingressam nas universidades públicas, por meio da reserva de cotas para indivíduos autodeclarados negros. Metodologicamente, o trabalho seguiu dois modelos. Um deles pauta-se em coleta de dados, realizada por meio de narrativas escritas por estudantes. Inspirando-nos na escritora Conceição Evaristo, propomos a substituição das tradicionais entrevistas narrativas pelo procedimento que a célebre autora denominou de “escrevivências”. No lugar de criarmos um roteiro de perguntas para serem narradas pelos nossos parceiros/as de pesquisa, apostamos na criatividade deles, deixando que eles criassem os próprios roteiros, para narrarem as experiências sociais, incluindo desafios e descobertas interativas no contexto universitário. Por sua vez, metodologia de análise dos dados produzidos pelos/as parceiros/as de pesquisa, optamos por analisar o discurso manifesto nas escritas, partindo do pressuposto de que os sujeitos são protagonistas das próprias experiências, capazes de fazer uma reflexão crítica sobre as vivências deles no contexto universitário e sobre a própria política de ação afirmativa nos contextos históricos. O trabalho busca, também, reconstruir, brevemente, a história de implantação das políticas de ações afirmativas no ensino superior, no Brasil e na Colômbia, mais precisamente, nas duas universidades supracitadas.pt_BR
dc.description.sponsorshipFAPEMIG - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Geraispt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃOpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação - Conhecimento e Inclusão Socialpt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPolíticas de ações afirmativaspt_BR
dc.subjectExperiências sociaispt_BR
dc.subjectPesquisa narrativa autobiográficapt_BR
dc.subjectEscrevivênciaspt_BR
dc.subject.otherUniversidade Federal de Minas Gerais - Relações raciaispt_BR
dc.subject.otherUniversidade Federal de Minas Gerais - Relações étnicaspt_BR
dc.subject.otherUniversidad Pedagógica Nacional (Colômbia)pt_BR
dc.subject.otherEducaçãopt_BR
dc.subject.otherEstudantes negros - Narrativas pessoaispt_BR
dc.subject.otherEstudantes negros - Políticas públicaspt_BR
dc.subject.otherEstudantes negros - Direito à educaçãopt_BR
dc.subject.otherEnsino superior - Relações raciaispt_BR
dc.subject.otherEnsino superior - Políticas públicaspt_BR
dc.subject.otherUniversidades e faculdades - Políticas públicaspt_BR
dc.subject.otherEstudantes universitários - Programas de ação afirmativapt_BR
dc.subject.otherInclusão em educaçãopt_BR
dc.subject.otherSociologia educacionalpt_BR
dc.titleEscrevivências amefricanas de estudantes universitários (as) negros (as) que ingressaram a partir de políticas afirmativas : o caso da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG/Brasil) e da Universidad Pedagógica Nacional (UPN/Colômbia)pt_BR
dc.typeTesept_BR
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