Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/48813
Tipo: Tese
Título: Os estudantes do Colégio Técnico da Universidade Federal de Minas Gerais : suas expectativas, escolhas e inserção no ensino superior
Autor(es): Patrícia Cappuccio de Resende
Primeiro Orientador: Cláudio Marques Martins Nogueira
Resumo: Esta pesquisa situa-se no campo da Sociologia da Educação e tem como tema o acesso ao ensino superior pelos estudantes da educação profissional integrada ao ensino médio. Fundamenta-se nas pesquisas sobre transições educacionais, egressos de cursos técnicos, escolha e acesso a cursos superiores. Trata-se de um estudo longitudinal de acompanhamento por quatro anos de uma coorte de 181 estudantes ingressantes no ano de 2019 nos cursos técnicos integrados do Colégio Técnico da Universidade Federal de Minas Gerais (Coltec/UFMG). O objetivo central é compreender a transição para o ensino superior realizada por esses estudantes, buscando investigar desde as aspirações a esse nível de ensino, passando pelo processo de escolha de cursos de graduação e chegando nos cursos de fato acessados. A pesquisa justifica-se tendo em vista que os cursos técnicos integrados ofertados nas escolas federais ocupam um lugar diferenciado no sistema de ensino brasileiro. Foram analisados dados secundários coletados em bancos nacionais (Plataforma Nilo Peçanha), locais (dados de matrícula da escola, dados do processo seletivo para ingresso na escola e dados da Pró-Reitoria de Graduação da UFMG) e dados primários coletados por meio de questionários aos pais e aos estudantes (em três ondas). Verificou-se que a formação técnica é valorizada, mas não substitui o diploma de ensino superior, projeto principal dos estudantes e famílias. Percebeu-se que de modo geral os cursos superiores desejados relacionam-se aos cursos técnicos cursados e são cursos bastante seletivos. O destino principal da coorte após o Coltec foi o cursinho preparatório para o ENEM, seguido do ensino superior e do trabalho na área. Identificou-se que 75,7% dos ingressantes terminaram o terceiro ano com aprovação e dentro do prazo regular previsto e 24,3% não concluíram o terceiro ano no Coltec. De todos os estudantes que terminaram o terceiro ano, 55,5% concluíram também o estágio e 33,3% ingressaram no ensino superior. Esses estudantes possuem um perfil com mais vantagens sociais, especialmente maiores notas no ingresso na escola técnica. Ao longo do percurso, houve algum afastamento dos estudantes da intenção de ingressar em cursos superiores com forte relação com o curso técnico. Contudo, 64,8% dos estudantes concluintes ingressaram em cursos superiores em áreas correlatas ao curso técnico, mostrando que o currículo e a vivência na escola técnica parecem relacionados com as escolhas de cursos superiores. A maior parte dos cursos acessados são seletivos e de grande prestígio social.
Abstract: This research is located in the field of Sociology of Education and has as its theme the access to higher education by students of vocational education integrated with the high school. It is based especially on research about educational transitions, former students from vocational courses, career choice, and access to higher education. This is a four­year follow­up longitudinal study of a cohort of 181 students entering the vocational courses integrated with the high school of the Colégio Técnico at the Federal University of Minas Gerais (Coltec/UFMG) in 2019. The main objective is to understand the transition to higher education by students, seeking to investigate since from the aspirations for this level of education, through the process of career choice and reaching the courses finally achieved. The research is justified because the integrated vocational courses offered in federal schools occupy a different place in the Brazilian education system. There were analyzed secondary data collected from national (Platform Nilo Peçanha) and local databases (school enrollment data, data of the selection process for admission to the school, and data from the Dean of Graduate Studies at UFMG) and primary data collected through questionnaires to parents and to students (in three waves). It was found that vocational education is valued, but it does not replace higher education diplomas, that are the main project of students and families. It was noticed that, in general, the desired higher courses are related to the vocational courses taken and they are quite selective courses. The main destination of the cohort after Coltec was the preparatory courses for ENEM, followed by higher education and work in the vocational area. It was identified that 75.7% of the students who entered Coltec finished the third year with approval and within the regular deadline and 24.3% did not complete the third year at Coltec. Of all the students who finished the third year, 55.5% also completed internship and 33.3% entered higher education. These students have a profile with more social benefits, especially higher grades when entering the vocational school. Along the way, the students moved away from the intention of entering higher education courses with a strong relationship with the vocational course. However, 64.8% of the graduating students entered higher education courses in areas related to the vocational course, showing that the curriculum and experience in the vocational school seem to be related to the choices of higher courses. Most of the courses accessed are selective and of great social prestige.
Assunto: Educação
Ensino técnico - Aspectos sociais
Sociologia educacional
Ensino profissional ­
Ensino técnico
Ensino superior - Ingresso
Universidade Federal de Minas Gerais - Colégio Técnico
Educação profissional
Orientação profissional
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO
Curso: Programa de Pós-Graduação em Educação - Conhecimento e Inclusão Social
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/48813
Data do documento: 27-Out-2022
Aparece nas coleções:Teses de Doutorado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tese patricia cappuccio de resende paginação corrigida PDFA.pdf2.99 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons