Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/48813
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Cláudio Marques Martins Nogueirapt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4616623900584215pt_BR
dc.creatorPatrícia Cappuccio de Resendept_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9248009663738856pt_BR
dc.date.accessioned2023-01-10T12:36:23Z-
dc.date.available2023-01-10T12:36:23Z-
dc.date.issued2022-10-27-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/48813-
dc.description.abstractThis research is located in the field of Sociology of Education and has as its theme the access to higher education by students of vocational education integrated with the high school. It is based especially on research about educational transitions, former students from vocational courses, career choice, and access to higher education. This is a four­year follow­up longitudinal study of a cohort of 181 students entering the vocational courses integrated with the high school of the Colégio Técnico at the Federal University of Minas Gerais (Coltec/UFMG) in 2019. The main objective is to understand the transition to higher education by students, seeking to investigate since from the aspirations for this level of education, through the process of career choice and reaching the courses finally achieved. The research is justified because the integrated vocational courses offered in federal schools occupy a different place in the Brazilian education system. There were analyzed secondary data collected from national (Platform Nilo Peçanha) and local databases (school enrollment data, data of the selection process for admission to the school, and data from the Dean of Graduate Studies at UFMG) and primary data collected through questionnaires to parents and to students (in three waves). It was found that vocational education is valued, but it does not replace higher education diplomas, that are the main project of students and families. It was noticed that, in general, the desired higher courses are related to the vocational courses taken and they are quite selective courses. The main destination of the cohort after Coltec was the preparatory courses for ENEM, followed by higher education and work in the vocational area. It was identified that 75.7% of the students who entered Coltec finished the third year with approval and within the regular deadline and 24.3% did not complete the third year at Coltec. Of all the students who finished the third year, 55.5% also completed internship and 33.3% entered higher education. These students have a profile with more social benefits, especially higher grades when entering the vocational school. Along the way, the students moved away from the intention of entering higher education courses with a strong relationship with the vocational course. However, 64.8% of the graduating students entered higher education courses in areas related to the vocational course, showing that the curriculum and experience in the vocational school seem to be related to the choices of higher courses. Most of the courses accessed are selective and of great social prestige.pt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa situa-se no campo da Sociologia da Educação e tem como tema o acesso ao ensino superior pelos estudantes da educação profissional integrada ao ensino médio. Fundamenta-se nas pesquisas sobre transições educacionais, egressos de cursos técnicos, escolha e acesso a cursos superiores. Trata-se de um estudo longitudinal de acompanhamento por quatro anos de uma coorte de 181 estudantes ingressantes no ano de 2019 nos cursos técnicos integrados do Colégio Técnico da Universidade Federal de Minas Gerais (Coltec/UFMG). O objetivo central é compreender a transição para o ensino superior realizada por esses estudantes, buscando investigar desde as aspirações a esse nível de ensino, passando pelo processo de escolha de cursos de graduação e chegando nos cursos de fato acessados. A pesquisa justifica-se tendo em vista que os cursos técnicos integrados ofertados nas escolas federais ocupam um lugar diferenciado no sistema de ensino brasileiro. Foram analisados dados secundários coletados em bancos nacionais (Plataforma Nilo Peçanha), locais (dados de matrícula da escola, dados do processo seletivo para ingresso na escola e dados da Pró-Reitoria de Graduação da UFMG) e dados primários coletados por meio de questionários aos pais e aos estudantes (em três ondas). Verificou-se que a formação técnica é valorizada, mas não substitui o diploma de ensino superior, projeto principal dos estudantes e famílias. Percebeu-se que de modo geral os cursos superiores desejados relacionam-se aos cursos técnicos cursados e são cursos bastante seletivos. O destino principal da coorte após o Coltec foi o cursinho preparatório para o ENEM, seguido do ensino superior e do trabalho na área. Identificou-se que 75,7% dos ingressantes terminaram o terceiro ano com aprovação e dentro do prazo regular previsto e 24,3% não concluíram o terceiro ano no Coltec. De todos os estudantes que terminaram o terceiro ano, 55,5% concluíram também o estágio e 33,3% ingressaram no ensino superior. Esses estudantes possuem um perfil com mais vantagens sociais, especialmente maiores notas no ingresso na escola técnica. Ao longo do percurso, houve algum afastamento dos estudantes da intenção de ingressar em cursos superiores com forte relação com o curso técnico. Contudo, 64,8% dos estudantes concluintes ingressaram em cursos superiores em áreas correlatas ao curso técnico, mostrando que o currículo e a vivência na escola técnica parecem relacionados com as escolhas de cursos superiores. A maior parte dos cursos acessados são seletivos e de grande prestígio social.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃOpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação - Conhecimento e Inclusão Socialpt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/*
dc.subjectEscolha de curso superiorpt_BR
dc.subjectAcesso ao ensino superiorpt_BR
dc.subjectEscola técnicapt_BR
dc.subjectCursos técnicos integradospt_BR
dc.subjectEscola federalpt_BR
dc.subject.otherEducaçãopt_BR
dc.subject.otherEnsino técnico - Aspectos sociaispt_BR
dc.subject.otherSociologia educacionalpt_BR
dc.subject.otherEnsino profissional ­pt_BR
dc.subject.otherEnsino técnicopt_BR
dc.subject.otherEnsino superior - Ingressopt_BR
dc.subject.otherUniversidade Federal de Minas Gerais - Colégio Técnicopt_BR
dc.subject.otherEducação profissionalpt_BR
dc.subject.otherOrientação profissionalpt_BR
dc.titleOs estudantes do Colégio Técnico da Universidade Federal de Minas Gerais : suas expectativas, escolhas e inserção no ensino superiorpt_BR
dc.typeTesept_BR
Appears in Collections:Teses de Doutorado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
tese patricia cappuccio de resende paginação corrigida PDFA.pdf2.99 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons