Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/48837
Tipo: Dissertação
Título: Narrativas de vida: um projeto de letramento nos anos finais do ensino fundamental
Autor(es): Suzana Júnia Amorim César
primer Tutor: Elzimar Goettenauer de Marins
primer miembro del tribunal : Elzimar Goettenauer de Marins Costa
Segundo miembro del tribunal: Leiva de Figueiredo Viana Leal
Tercer miembro del tribunal: Luciano Magnoni Tocaia
Resumen: Esta dissertação tem por tema a produção textual como uma proposta de ensino pautada em práticas sociais de uso da língua.. Para este fim, foi proposto um projeto de letramento, cujo objetivo principal é desenvolver habilidades de leitura e produção textual por meio do gênero narrativa de vida. O projeto é organizado em torno de um conjunto de atividades que podem ser trabalhadas com alunos dos anos finais do ensino fundamental. Diante desta proposta torna-se viável a execução de um livro artesanal a ser divulgado para toda a comunidade escolar. Contribuíram para a fundamentação teórica estudiosos como: Bakhtin (1197, 2002, 2003), Machado (2011, 2015, 2016), Kleiman (1995, 2005, 2010) e Rojo (2005, 2009). Este trabalho ajudou a comprovar a premente necessidade de se adotar práticas pedagógicas que propiciem o protagonismo dos estudantes e lhes concedam maior autonomia para agir na sociedade.
Abstract: This dissertation has as its theme the textual production as a proposal for teaching based on social practices of language use circulating in society. To this end, a literacy project was proposed, whose main objective is to develop reading skills and textual production through the narrative genre of life.The project is organized around a set of activities that can be worked with students from the final years of elementary school. In view of this proposal, it is feasible to execute a handmade book to be published to the entire school community. Scholars such as Bakhtin (1197, 2002, 2003), Machado (2011, 2015, 2016), Kleiman (1995, 2005, 2010) and Rojo (2005, 2009) contributed to the theoretical foundation. This work helped to prove the urgent need to adopt pedagogical practices that promote the student's protagonism and grant them greater autonomy to act in society.
Asunto: Língua portuguesa – Métodos de ensino
Letramento
Produção de textos
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Departamento: FALE - FACULDADE DE LETRAS
Curso: Programa de Pós-Graduação em Letras
Tipo de acceso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/48837
Fecha del documento: 17-dic-2021
Aparece en las colecciones:Dissertações de Mestrado

archivos asociados a este elemento:
archivo Descripción TamañoFormato 
Dissertação FINAL Suzana Júnia Amorim.docx-1.pdf9.52 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.