Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/48873
Tipo: Tese
Título: O domínio ocidental na esfera epistemológica do direito angolano: a visão dos estudantes das universidades públicas sobre a continuidade colonial
Título(s) alternativo(s): The western domain in the epistemological sphere of angolan Law: the view of public university students on colonial continuity
Autor(es): Inácio da Ressurreição Mamboma Luemba
primer Tutor: Míria Gomes de Oliveira
Resumen: O tema “O domínio ocidental na esfera epistemológica do Direito Angolano” é um estudo que se propõe, mediante a visão dos estudantes de Direito das Universidades Públicas Angolanas, a refletir sobre as relações de domínio ocidental no campo epistêmico do ensino do Direito e seus impactos na dimensão cultural dos povos angolanos. Buscamos perceber as visões, pontos de vista e perspectivas dos referidos estudantes acerca do Direito, tendo em vista diagnosticar as tensões geradas pelas imposições colonizadoras presentes nos currículos de sete cursos de Direito em Angola. Para esse efeito, aplicamos questionário de pesquisa e realizamos sessões de grupo focal. Em torno desse itinerário metodológico, se destaca a pesquisa documental, que visou proceder à recolha, para efeitos de análise, de vários documentos que conformam o Direito Angolano e o seu ensino nas Universidades Públicas Angolanas. O estudo apropria os aportes teóricos dos estudos decoloniais do grupo Modernidade/Colonialidade (CASTRO-GÓMEZ e GROSFOGUEL, 2007), bem como a Análise Crítica de Discurso (ACD). As análises apontam a presença de discursos colonizados/colonizantes nos referidos documentos; e discursos de resistência/submissão nas declarações e depoimentos dos estudantes. Nossas considerações finais destacam três cenários, nomeadamente, como o Direito Angolano e o seu ensino nas Universidades Públicas Angolanas se acha dominado pelo Ocidente; a omissão dos aspectos culturais dos povos de Angola no ensino do Direito em Angola; e as tensões, conflitos e contradições, de ordem jurídica, enfrentados pela comunidade jurídica angolana.
Abstract: The theme "The Western domain in the epistemological sphere of Angolan Law" is a study that proposes, through the vision of Law students from Angolan Public Universities, to reflect on the relations of Western domain in the epistemic field of Law teaching and its impacts in the cultural dimension of the Angolan peoples. We seek to understand the visions, points of view and perspectives of these students about Law, aiming to diagnose the tensions generated by the colonizing impositions present in the curricula of seven Law courses in Angola. For this purpose, we applied a survey questionnaire and held focus group sessions. Around this methodological itinerary, we highlight the documentary research, which aimed to proceed with the collection, for the purposes of analysis, of several documents that constitute Angolan Law and its teaching in Angolan Public Universities. The study appropriates the theoretical contributions of decolonial studies of the Modernity/Coloniality group (CASTRO-GÓMEZ and GROSFOGUEL, 2007), as well as Critical Discourse Analysis (CDA). The analyzes point to the presence of colonized/colonizing discourses in these documents; and resistance/submission discourses in the students' statements and testimonies. Our final considerations highlight three scenarios, namely, how Angolan Law and its teaching in Angolan Public Universities is dominated by the West; the omission of cultural aspects of the peoples of Angola in the teaching of Law in Angola; and the legal tensions, conflicts and contradictions faced by the Angolan legal community.
Asunto: Educação
Ensino superior ­­- Angola
Direito ­­- Estudo e ensino ­­- Angola
Direito -­­ Epistemologia ­
Estudantes de direito -­­ Angola
Descolonização ­­- Aspectos educacionais - Angola
Escolas de direito - Angola
Análise do discurso ­­-Aspectos sociais
Angola -­­ Educação
Angola -­­ Ensino superior
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Departamento: FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO
Curso: Programa de Pós-Graduação em Educação - Conhecimento e Inclusão Social
Tipo de acceso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/48873
Fecha del documento: 25-nov-2022
Aparece en las colecciones:Teses de Doutorado



Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.