Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/48873
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Míria Gomes de Oliveirapt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5707036544040784pt_BR
dc.creatorInácio da Ressurreição Mamboma Luembapt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5890193208151961pt_BR
dc.date.accessioned2023-01-12T10:55:43Z-
dc.date.available2023-01-12T10:55:43Z-
dc.date.issued2022-11-25-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/48873-
dc.description.abstractThe theme "The Western domain in the epistemological sphere of Angolan Law" is a study that proposes, through the vision of Law students from Angolan Public Universities, to reflect on the relations of Western domain in the epistemic field of Law teaching and its impacts in the cultural dimension of the Angolan peoples. We seek to understand the visions, points of view and perspectives of these students about Law, aiming to diagnose the tensions generated by the colonizing impositions present in the curricula of seven Law courses in Angola. For this purpose, we applied a survey questionnaire and held focus group sessions. Around this methodological itinerary, we highlight the documentary research, which aimed to proceed with the collection, for the purposes of analysis, of several documents that constitute Angolan Law and its teaching in Angolan Public Universities. The study appropriates the theoretical contributions of decolonial studies of the Modernity/Coloniality group (CASTRO-GÓMEZ and GROSFOGUEL, 2007), as well as Critical Discourse Analysis (CDA). The analyzes point to the presence of colonized/colonizing discourses in these documents; and resistance/submission discourses in the students' statements and testimonies. Our final considerations highlight three scenarios, namely, how Angolan Law and its teaching in Angolan Public Universities is dominated by the West; the omission of cultural aspects of the peoples of Angola in the teaching of Law in Angola; and the legal tensions, conflicts and contradictions faced by the Angolan legal community.pt_BR
dc.description.resumoO tema “O domínio ocidental na esfera epistemológica do Direito Angolano” é um estudo que se propõe, mediante a visão dos estudantes de Direito das Universidades Públicas Angolanas, a refletir sobre as relações de domínio ocidental no campo epistêmico do ensino do Direito e seus impactos na dimensão cultural dos povos angolanos. Buscamos perceber as visões, pontos de vista e perspectivas dos referidos estudantes acerca do Direito, tendo em vista diagnosticar as tensões geradas pelas imposições colonizadoras presentes nos currículos de sete cursos de Direito em Angola. Para esse efeito, aplicamos questionário de pesquisa e realizamos sessões de grupo focal. Em torno desse itinerário metodológico, se destaca a pesquisa documental, que visou proceder à recolha, para efeitos de análise, de vários documentos que conformam o Direito Angolano e o seu ensino nas Universidades Públicas Angolanas. O estudo apropria os aportes teóricos dos estudos decoloniais do grupo Modernidade/Colonialidade (CASTRO-GÓMEZ e GROSFOGUEL, 2007), bem como a Análise Crítica de Discurso (ACD). As análises apontam a presença de discursos colonizados/colonizantes nos referidos documentos; e discursos de resistência/submissão nas declarações e depoimentos dos estudantes. Nossas considerações finais destacam três cenários, nomeadamente, como o Direito Angolano e o seu ensino nas Universidades Públicas Angolanas se acha dominado pelo Ocidente; a omissão dos aspectos culturais dos povos de Angola no ensino do Direito em Angola; e as tensões, conflitos e contradições, de ordem jurídica, enfrentados pela comunidade jurídica angolana.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃOpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação - Conhecimento e Inclusão Socialpt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação decolonialpt_BR
dc.subjectEnsino do direito em Angolapt_BR
dc.subjectAnálise documentalpt_BR
dc.subjectAnálise de discursopt_BR
dc.subject.otherEducaçãopt_BR
dc.subject.otherEnsino superior ­­- Angolapt_BR
dc.subject.otherDireito ­­- Estudo e ensino ­­- Angolapt_BR
dc.subject.otherDireito -­­ Epistemologia ­pt_BR
dc.subject.otherEstudantes de direito -­­ Angolapt_BR
dc.subject.otherDescolonização ­­- Aspectos educacionais - Angolapt_BR
dc.subject.otherEscolas de direito - Angolapt_BR
dc.subject.otherAnálise do discurso ­­-Aspectos sociaispt_BR
dc.subject.otherAngola -­­ Educaçãopt_BR
dc.subject.otherAngola -­­ Ensino superiorpt_BR
dc.titleO domínio ocidental na esfera epistemológica do direito angolano: a visão dos estudantes das universidades públicas sobre a continuidade colonialpt_BR
dc.title.alternativeThe western domain in the epistemological sphere of angolan Law: the view of public university students on colonial continuitypt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.identifier.orcidhttp://orcid.org/0000-0002-6215-8327pt_BR
Appears in Collections:Teses de Doutorado



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.