Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/48927
Type: Monografia (especialização)
Title: Potencialidades do uso de modelos e analogias para o processo de aprendizagem de conceitos de astronomia e química no ensino fundamental
Other Titles: Potentialities of the use of models and analogies in the astronomy and chemistry’s learning process in the middle school
Authors: Vívian Helene Diniz Araújo
First Advisor: Tiago de Miranda Piuzana
First Co-advisor: Rafael Gustavo Rigolon
First Referee: David Abrão Pereira da Silva
Abstract: Os Parâmetros Curriculares Nacionais ressaltam que o principal aspecto da disciplina de Ciências Naturais deve ser o ensino voltado à formação cidadã e não a supervalorização de conhecimentos específicos. Apesar de ser uma disciplina essencial para a formação social dos alunos, há uma carência na formação de professores na área de Ciências Naturais nos anos finais do Ensino Fundamental. Assim, mesmo sendo uma área que contempla diversos conteúdos, conceitos relacionados à Astronomia não são desenvolvidos de maneira satisfatória na educação formal, assim como os de Química, que se tornam, praticamente, restritos ao último ano do Ensino Fundamental. Este trabalho tem como principal objetivo analisar, por meio do diário de campo, registros dos modelos e leitura dos questionários aplicados, de que modo a utilização de modelos e analogias em uma sequência didática, voltada ao 6º ano, pode potencializar o processo de aprendizagem dos estudantes em conceitos de Química e, principalmente, Astronomia.
Abstract: The National Curricular Parameters highlight that the main aspect of Natural Sciences subject must be the teaching focused on the citizen formation, and not the overestimation of specifics knowledge. Inspite of how this subject is essential to the citizenship formation of the students, there are deficiencies in the formation of teachers in this area in the last years of Middle School. Therefore, even though the Natural Sciences be an area that look many subjects, those relates to Astronomy aren’t developed satisfactorily, just as it happens with Chemistry subjects, which are practically, limited to the last year of Middle School. This work has as the main objective analyze, through a field journal, model’s register and analysis of applied questionnaires, how the use of models and analogies in a following teaching focused in the first year of Middle School, it cans potentialize the learning process of students in Chemistry and, specifically, Astronomy.
Subject: Educação
Ciências (Ensino fundamental) - Estudo e ensino
Química - Estudo e ensino (Ensino fundamental)
Astronomia - Estudo e ensino (Ensino fundamental)
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO
metadata.dc.publisher.program: Curso de Especialização em Educação em Ciências
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/48927
Issue Date: 30-Nov-2019
Appears in Collections:Especialização em Educação em Ciências

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC Vívian.pdf1.05 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.