Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/48947
Type: Artigo de Periódico
Title: Oficina de língua portuguesa: memorial de leituras no ensino superior
Other Titles: Portuguese Language workshop: memorial of readings in higher education
Authors: Daniervelin Renata Marques Pereira
Abstract: Este trabalho apresenta uma experiência vivenciada em uma turma introdutória do curso de Letras na disciplina presencial “Oficina de Língua Portuguesa”, ofertada pela Faculdade de Letras da Universidade Federal de Minas Gerais em 2017. Essa experiência se deu no contexto de ensino-aprendizagem de língua portuguesa no ensino superior em torno da produção de memoriais sobre a aprendizagem da leitura. Para o relato, apresentamos alguns conceitos que embasaram nossas práticas, como: modelos de leitura, leitura da “palavramundo”, Pedagogia dos multiletramentos, memória e Recursos Educacionais Abertos. Procedemos, então, ao relato descritivo e analítico das etapas que envolveram discussões em sala de aula e organização de um grupo de interessados na edição de um e-book que reuniu os memoriais dos graduandos. A produção independente dos textos produzidos pelos estudantes serviu à consolidação das práticas pedagógicas em sala e para além dela, dentro dos objetivos inscritos na disciplina, para valorização das memórias de cada estudante e também como maneira de inspirar leitores e levá-los refletir sobre o processo de leitura. Também mencionamos outros recursos educacionais abertos construídos para as atividades didáticas, os quais foram publicados e estão disponíveis online. Os resultados dessa experiência remetem à importância de um trabalho didático com questões específicas da leitura e da escrita que envolva o engajamento dos graduandos em atividades colaborativas e dinâmicas, relacionando inteligível e sensível.
Abstract: This work presents a lived experience in an introductory class of the course of Letters in the face-to-face course “Oficina de Língua Portuguesa”, offered by the Faculty of Letters of the Federal University of Minas Gerais in 2017. This experience occurred in the context of language teaching and learning Portuguese in higher education around the production of memorials on reading learning. For the report, we present some concepts that support our practices, such as: reading models, reading the “palavramundo”, Pedagogy of multiliteracies, memory and Open Educational Resources. We then proceeded to the descriptive and analytical account of the stages that involved discussions in the classroom and organization of a group of interested parties in the edition of an e-book that gathered the memorials of the students. The independent production of the texts produced by the students served to consolidate the pedagogical practices in the classroom and beyond, within the objectives inscribed in the discipline, to value the memories of each student and also as a way to inspire readers and get them to reflect on the process of reading. We have also mentioned other open educational resources built for the didactic activities, which have been published and are available online. The results of this experience point to the importance of a didactic work with specific questions of reading and writing that involves the engagement of undergraduates in collaborative and dynamic activities, relating intelligible and sensitive.
Subject: Autobiografia
Leitura (Ensino superior)
Material didático
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: FALE - FACULDADE DE LETRAS
Rights: Acesso Aberto
metadata.dc.identifier.doi: https://doi.org/10.20396/riesup.v6i0.8653674
URI: http://hdl.handle.net/1843/48947
Issue Date: 4-Feb-2019
metadata.dc.relation.ispartof: Revista Internacional de Educação Superior
Appears in Collections:Artigo de Periódico

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Oficina de língua portuguesa memorial de leituras no Ensino Superior.pdf572.99 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.