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Type: Dissertação
Title: Mensuração do racismo moderno entre estudantes de graduação em odontologia no Brasil
Other Titles: Measurement of modern racism among undergraduate dental students in Brazil
Authors: Renata Matos Lamenha Lins
First Advisor: Júnia Maria Cheib Serra-Negra
First Co-advisor: Saul Martins de Paiva
First Referee: João Luiz Dornelles Bastos
Second Referee: Flávio de Freitas Mattos
Abstract: O objetivo deste estudo foi analisar a associação entre o Racismo Moderno e características sociodemográficas e econômicas de estudantes de graduação em odontologia brasileiros. Um estudo observacional transversal foi conduzido utilizando um questionário eletrônico, disponibilizado de forma on-line na plataforma Google Formulários. Foram convidados a participar deste estudo estudantes de graduação em odontologia, matriculados em Instituições de Ensino Superior (IES) públicas e privadas, localizadas nas regiões Norte, Nordeste, Centro-oeste, Sudeste e Sul do país. Foi adotada uma amostra de conveniência em bola de neve. Os estudantes foram recrutados por meio de aulas remotas, e-mail e publicações em redes sociais (Instagram e WhatsApp). Os estudantes responderam a um formulário eletrônico dividido em sessões: (1) declaração dos aspectos éticos e critérios de elegibilidade, (2) coleta dos dados sociodemográficos e econômicos do respondente e (3) exposição da versão brasileira da Escala de Racismo Moderno (B-ERM). Todas as respostas foram de preenchimento mandatório para a sua finalização e envio. As respostas na B-ERM foram classificadas em uma escala do tipo Likert de 7 pontos, de forma que pontuações mais altas significariam maiores níveis de Racismo Moderno. O escore total na B-ERM correspondeu à variável dependente, enquanto os dados sociodemográficos e econômicos dos estudantes corresponderam às variáveis independentes. A análise estatística incluiu análise descritiva, bivariada e regressão de Poisson com variância robusta (p<0,05). Participaram deste estudo 441 estudantes de graduação em odontologia brasileiros, dos quais a maioria se autodeclarou branca (54,9%) e do gênero feminino (78,1%). A análise bivariada observou maiores escores na B-ERM entre os estudantes que se autodeclararam como não-brancos, quando comparados aos autodeclarados brancos (p=0,002). No entanto, essa associação não foi observada no modelo multivariado ajustado. A análise multivariada observou maiores escores na B-ERM entre os estudantes do gênero masculino comparados ao gênero feminino (Razão de Prevalência [RP] = 1,130; Intervalo de Confiança [IC] 95%: 1,027-1,244) e os matriculados em instituições privadas de ensino quando comparados aos de instituições públicas (RP = 1,404; IC 95%: 1,272-1,550). Estudantes pertencentes ao nível socioeconômico mais baixo, Classe E, obtiveram maiores pontuações na B-ERM quando comparados aos de maior nível socioeconômico, Classe A (RP = 1,321; IC 95%: 1,134-1,538). Ainda, estudantes matriculados em IES localizadas nas regiões Norte (RP = 1,410; IC 95%: 1,173-1,695) e Nordeste (RP = 1,187; IC 95%: 1,023-1,378) obtiveram maiores pontuações na B-ERM quando comparados aos estudantes matriculados na região Sul do país. Com isso, este estudo concluiu que o escore total na B-ERM foi influenciado pelas características sociodemográficas e econômicas dos estudantes de graduação em odontologia brasileiros.
Abstract: The aim of this study was to analyze the association between Modern Racism and sociodemographic and economic characteristics of Brazilian undergraduate dental students. A cross-sectional observational survey research was conducted using an electronic questionnaire, available online on the Google Forms platform. Undergraduate dental students enrolled in public and private Higher Education Institutions (HEI) located in the North, Northeast, Midwest, Southeast, and South regional divisions of Brazil were invited to participate. A convenience sample using the technique of snowball sampling was adopted. Students were recruited by remote classes, email, and social media (Instagram and WhatsApp). Students were invited to respond to an electronic form divided into sections: (1) statement of the ethical issues and eligibility criteria, (2) collection of sociodemographic and economic data, and (3) exhibition of the Brazilian version of the Modern Racism Scale (B-MRS). All items of the electronic form were of mandatory response for its completion and submission. Responses on the B-MRS were rated on a 7-point Likert-type scale. Higher scores on the B-MRS would signify higher levels of Modern Racism. The total score on the B-MRS corresponded to the dependent variable, while dental students' sociodemographic and economic data corresponded to the independent variables. Statistical analyzis included descriptive, bivariate analyzis, and Poisson regression with robust variance (p<0.05). Participated in this survey 441 Brazilian undergraduate dental students, of which most self-declared to be white (54.9%) and female (78.1%). The bivariate analyzis demonstrated higher B-MRS scores among non-white participants, compared to those self-declared as white (p=0.002). Nonetheless, this association was not observed on the multivariate adjusted model. The multivariate analyzis observed higher scores on the B-MRS among male students compared to female (Prevalence Ratio [PR] = 1.130; 95% Confidence Interval [CI]: 1.027-1.244) and those enrolled in private educational institutions when compared to students from public institutions (PR = 1.404; 95% CI: 1.272-1.550). Participants of the lowest socioeconomic status, Class E, obtained higher B-MRS scores compared to those of the highest, Class A (PR = 1.321; 95% CI: 1.134-1.538). Dental students from the North (PR = 1.410; 95% CI: 1.173-1.695) and Northeast (PR = 1.187; 95% CI: 1.023-1.378) regional divisions of Brazil scored higher B-MRS means than those from the South. Thus, this survey research concluded that the total score on the B-MRS was influenced by the sociodemographic and economic characteristics of Brazilian undergraduate dental students.
Subject: Racismo
Educação em odontologia
Saúde bucal
Saúde pública
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: FAO - DEPARTAMENTO DE ODONTOPEDIATRIA E ORTODONTIA
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Odontologia
Rights: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/49058
Issue Date: 27-Oct-2022
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