Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/49091
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Os imaginários sobre a mulher na publicidade: a marca Nike
Título(s) alternativo(s): The imaginaries about the woman in advertising: Nike brand
Autor(es): Maira Guimarães
Emília Mendes Lopes
Resumo: O estudo tem por objetivo a análise da construção dos imaginários sociodiscursivos da mulher presente na publicidade da marca Nike publicada na revista Tpm. Como arcabouço teórico nos apoiamos nos trabalhos de Charaudeau (2007, 2008), Soulages (2004, 2009) e Mendes (2013). De maneira geral, é possível notar que a análise da representação feminina retrata valores e ideologias que se depositam na memória coletiva da sociedade contemporânea atual, como por exemplo, as ideias de preocupação e valorização da estética e do corpo.
Abstract: The study to analyze the construction of imaginaries of women present in Nike brand publicity published in Tpm magazine. As a theoretical framework, we support the work of Charaudeau (2007) on Soulages (2004) and Mendes (2013). In general, it is possible to note that the analysis of female representation portrays values and ideologies that are deposited in the collective memory of contemporary society, as for example, the ideas of concern and appreciation of aesthetics and the body.
Assunto: Análise do discurso
Discurso - Aspectos sociais
Imaginário
Beleza feminina (Estética)
Relações de gênero
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: FALE - FACULDADE DE LETRAS
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Identificador DOI: https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2018v4n1p569
URI: http://hdl.handle.net/1843/49091
Data do documento: 1-Jan-2018
metadata.dc.relation.ispartof: Revista Observatório
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